A vereadora Heloisa Helena (PSOL) está elaborando junto a conselheiros tutelares uma lista com crianças que não conseguiram se matricular nas escolas municipais de Maceió. A intenção da vereadora é trabalhar, junto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para diminuir a demanda reprimida, buscando soluções para que os pequenos maceioenses não fiquem sem o direito a educação básica.


A Semed já trabalha na para buscar uma solução perante o problema. Heloisa falou com a secretária Ana Dayse e devem se reunir na segunda-feira (4) junto aos conselhos tutelares e aos servidores da educação municipal para tentar diminuir o impacto perante as classes mais carentes da capital alagoana.


Heloisa tem buscado soluções para o problema, não só contando com os conselheiros tutelares, mas também junto ao Conselho de Serviço Social. “Temos que arrumar alternativas, seja aumentando a carga horária dos professores, realizando concurso, ampliando vagas ou utilizando de transporte público, mas com qualidade. O que não pode é negar os direitos das crianças e deixa-las sem uma estrutura educacional” disse a vereadora.


Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação em 2012, Maceió têm 52 mil crianças entre 0 a 5 anos fora da sala de aula. A vereadora entende que o problema não é de fácil solução. “Não se pode fazer demagogia e exigir a extinção imediata do problema. O que peço é que as famílias que não conseguiram matricular seus filhos, procurem os conselhos tutelares para que junto a secretaria municipal possamos conseguir diminuir o problema e fazer o possível para garantir os direitos e o acesso a educação não só das crianças mas também dos jovens e adultos”.

acesse>twitter>@Bsoutomaior