Quando se vê aqueles festivais de manobras com motos nas telas e nas ruas, pode-se até achar que aquilo ali é apenas uma brincadeira radical. Mas, na verdade, aquela é uma modalidade esportiva que vem crescendo no mundo todo. E, alinhada em promover esta nova prática, a Shineray Motos, marca chinesa, com sede em Pernambuco, se alia ao bicampeão brasileiro de Wheeling, o paraibano Halley Amorim no desenvolvimento de projeto que correrá todo o Nordeste, a partir desta sexta (dia 26), em Macéio. É o Shineray Verão Fest, que é um evento itinerante com apresentações de manobras radicais sobre motos e quadriciclos da marca, que ainda poderão ser conferidos de perto pelo público em test drives em showroom versátil.

Voltado aos usuários de motocicletas de baixa e médias cilindradas, a iniciativa ainda pretende realizar palestras educativas e orientações sobre direção defensiva, leis de trânsito, uso de equipamentos de segurança. Com isto, o projeto agrega também uma preocupação social ao debater a importância dos adereços adequados, boa manutenção do veículo e a pilotagem racional, com vista à redução de acidentes de trânsito com motos. Uma questão importante uma vez que, entre 2008 e 2011, registrou-se um aumento de 95,32% nas internações de motociclistas acidentados em todo o País no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com levantamento do Ministério da Saúde.

O Shineray Verão Fest reforça a aplicação de motocicleta no mundo do esporte, através do wheeling, que começou a ser desenvolvido na década de 70 pelo californiano Doug Domokos. Este é um esporte radical praticado com motocicleta, não muito convencional e polêmico, que consiste muito em realizar manobras em que cuja força e equilibrio são exgidos ao máximo pelos praticantes. São muitas as diferenças entre as motocicletas utilizadas no dia a dia, e as máquinas preparadas para o Wheeling. As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc.

Geralmente, são tirados componentes da parte dianteira como painél, setas e farol. Mas, o próprio Halley trabalha com quadriciclo, o que torna a prova ainda mais difícil. São desenvolvidas diversas manobras como Borrachão (que consiste em manter o atrito da roda traseira, em alto giro, e o chão; Enceradeira (em que o piloto durante o zerinho, arrasta uma de suas mãos no chão); Grau (diversos movimentos onde a moto é empinada com a roda traseira no chão); e o Joelinho (em que a moto é erguida com o apoio do joelho, geralmente o piloto consegue fazer curvas nesta manobra). Já existem diversas entidades desta modalidade como a ABRAWHEELING e ABRAM, associadas à Confederação Brasileira de Wheeling.