Já foi o tempo em que o maiô era usado apenas para cobrir o corpo e disfarçar os quilinhos a mais. Neste verão, eles roubaram a cena graças à variedade de modelos e estampas, além da ousadia proposta pelos estilistas nas passarelas. Quem não lembra das peças brancas, bem cavadas, que abriram o desfile da Blue Man na edição Verão 2013 do Fashion Rio? Ou mesmo o comentadíssimo modelo com estampas multicoloridas de banana, com que Lady Gaga circulou no Rio e em Buenos Aires?
Recortados nas laterais, com decotes ousados ou as costas nuas, os maiôs também ganharam charme. É o que diz a jornalista Márcia Disitzer no livro “Um mergulho no Rio”, lançado recentemente pela editora Casa da Palavra. Para mostrar a evolução dos trajes de banho até os dias atuais, Márcia fez uma pesquisa profunda com imagens e propagandas de revistas da época, retratando a moda e o comportamento carioca desde 1900.
Os maiôs viraram febre depois de a marca americana Catalina vestir suas misses para as passarelas. Nomes como Adalgisa Colombo e Martha Rocha lançaram moda com seus modelos de maiôs, considerados sensuais demais para aquele ano.
—A partir dos anos 1940, os maiôs já estavam bem mais sensuais, com cintos que marcavam a cintura, decote e tomara que caia. Mas foi no primeiro concurso de Miss Brasil, em 1954, que os maiôs marcaram época – explica Márcia.
Para a jornalista, o perfil da mulher carioca contribuiu para que as modelagens dos maiôs evoluíssem. Apesar de muitas mulheres preferirem a marquinha do biquíni, ela defende a sofisticação do traje de uma peça.
— A carioca gosta de ser sensual e a tendência dos maiôs é muito forte, pois ele chega com recortes e estampas modernas. É uma opção sofisticada até para quem quer emendar um programa no outro. Por ser mais versátil, o maiô pode ser usado com uma calça pantalona ou até uma saia- diz Márcia.
Moderninhas e fashionistas já estão adotando o look nas areias. A jornalista e produtora cultural Raisa Andrade, 24 anos, escolheu um modelo com recortes nas laterais, depois de fazer uma dieta.
— Depois que eu emagreci, comecei a usar e achei incrível. Acho mais elegante e confortável, além de ser moderno com seus recortes diferentes e ousados – conta Raisa.
A atriz Laura de Alvarenga, 29 anos, também é adepta do maiô e assina embaixo no comentário da amiga.
-—Nesse verão, o maiô é uma peça única totalmente versátil para ser usada de dia e de noite. Acho chique.










