“A festa do Bom Jesus vai ser grandiosa”. Foram com essas palavras que o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), iniciou sua primeira coletiva de imprensa. O chefe do Executivo concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (03), em seu gabinete para divulgar a programação oficial festiva do evento.
A celebração ao protetor dos ribeirinhos acontece em todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco, tendo inicio no primeiro final de semana do ano. A cidade de Penedo, seguindo o calendário, celebra o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, sempre no segundo final de semana de janeiro. A festa acontece em dois atos, o primeiro à chamada festa profana, onde acontece shows, com bandas locais e nacionais.
No segundo momento, a celebração religiosa. Que inicia no domingo às 8hrs, na pequenina Igreja de Santa Cruz do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes, com a primeira missa do dia. A tarde acontece a procissão terrestre pelas ruas do Centro de Penedo, seguindo em direção ao Rio, para continuar em procissão fluvial, deslizando pelas águas do Velho Chico, margeando as cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis.
Na coletiva convocada pelo prefeito de Penedo, a programação dos shows que acontecerá de quinta-feira (10) a domingo (13), foi divulgada. Para o prefeito que retorna após quatro anos à sede do executivo, a festa vai ser grande. “A nossa primeira festa será grandiosa. A programação profana vai acontecer durante quatro dias. Isso é claro, respeitando o dono da festa que é o Bom Jesus dos Navegantes”, contou. Entre as atrações, bandas locais e nacionais, a exemplo do cantor de pagode romântico, Belo, bem como, o cantor de Arrocha, Léo Magalhães e a banda também de arrocha, Trio da Huana.
A festa em celebração ao Bom Jesus dos Navegantes não se restringe apenas aos shows. No sábado e domingo, manifestações artísticas e folclóricas também fazem parte da festa em reverência ao santo. Participam da festa, banda de pífanos composta por mulheres, capoeira, marujada, folguedos populares, guerreiro, pastoril, entre outros. O prefeito afirmou que as manifestações culturais também são valorizadas e possuem o seu espaço na festa.
Programação da festa profana
Dia 10, quinta-feira
- Banda Sedução do Forró
- A Moda
- Galã do Brega.
Dia 11, sexta-feira
- Alex e Ronaldo
- Mano Valter
- Julinho Porradão
Dia 12, sábado
- Axé Bacana
- Forró dos Balas
- Belo
Dia 13, domingo
Manhã de sol
- Forró dos Balas Elétrico/
Após a procissão
- Banda Cantores de Deus (religiosa)
Noite
- Léo Magalhães
- Cajubana
- Trio da Huana.