Você passou o ano inteiro sonhando com um vestido lindo, mas não comprou porque estava caro demais e preferiu esperar pela liquidação pós-Natal. “Essa é uma das grandes ciladas dos saldos de moda. Quem investe em peças que um dia foram caríssimas corre o risco de ser vista no espelho no meio da rua, ou seja, encontrar outras usando a mesma roupa”, afirma o consultor de moda e apresentador do “Esquadrão da Moda” Arlindo Grund. Quer dicas de como se dar bem na alta temporada de preços baixos e garantir boas compras? Confira a seguir alguns conselhos do especialista.
Conheça seu guarda-roupa e compre de acordo com suas necessidades
A primeira dica é checar o que se tem no guarda-roupa. “Faça uma limpeza, prepare uma lista e veja o que realmente precisa. As liquidações costumam deixar as mulheres ‘embriagadas’, e muitas vezes não usam tudo o que compraram”, diz Arlindo. “Não saia aleatoriamente para fazer compras em liquidação, porque todos nós caímos nas tentações. Quanto mais focada você for, mais objetiva será e menos dinheiro vai gastar”, acrescenta.
Evite estampas marcantes e datadas
Dê preferência às peças com estampas florais. Elas se tornaram um clássico do guarda-roupa feminino, diz o consultor. “E aí, a minha sugestão é optar por cores mais calmas e sóbrias, que reforçam essa ideia do chique que nunca sai de moda”. O poá (estampa de bolinha) também é uma boa pedida. “Se a mulher estiver acima do peso, prefira as bolas de tamanho médio, porque as bolas muito pequenas vão dar uma sensação que elas estão perdidas no seu corpo. E as bolas muito grandes, vão aumentar a silhueta”, explica Arlindo. Vale e pena ainda investir nas listras, tanto na vertical como na horizontal. Elas irão substituir em 2013 o xadrez que ‘estourou’ em 2012.
Invista em peças que não saem de moda
Antes de cair nas tentações dos preços baixos, verifique se você tem em seu guarda-roupa peças clássicas. Por exemplo: um blazer com um bom caimento, uma calça jeans reta escura, uma camisa branca. Se não tiver, invista seu dinheiro nelas. “São roupas que a mulher vai usar por várias temporadas”.
Fuja do modismo
Cuidado com as cores do momento, como por exemplo, roupas inspiradas na moda candy color, diz o consultor de moda. “Mas se quiser insistir, minha sugestão é que você a combine sempre com uma cor mais sóbria. Um rosa clarinho ou um azul bebê com um azul marinho. Dessa forma você satisfaz seu desejo e ao mesmo tempo abafa o look com uma cor mais neutra”.
Quando o precinho camarada sai caro!
Não caia nessa armadilha. Muitas mulheres pensam assim: vou levar porque está barato. “Se você não usou até hoje, não será no futuro só porque pagou barato. De certo, você encontrará dentro do seu armário uma peça que gosta muito mais e que vai te vestir muito melhor”.










