Depois de uma novela que se arrasta desde o governo Lula, a presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta, 20, a privatização dos aeroportos do Galeão-RJ e de Confins-MG. Esses aeroportos serão concedidos a empresas que irão administrá-los, espera-se melhor que atualmente. 

Desde o governo Lula, esse pacote exclusivo para aeroportos é colocado em discussão. Agora saiu da papel, mas será executado no ano que vem. Diga-se de passagem que se trata de privatização que o PT não quer assumir como tal. E, historicamente, combate esse dispositivo de modernização de setores.

O detalhe é que edital será publicado em agosto e a licitação, em setembro do ano que vem.

Vamos a um exemplo de gestão atualemente. Hoje, o aeroporto Santos Dumont-RJ está com defeito no sistema de ar condicionado desde o início do mês. Segundo a Infraero, que administra mal os aeroportos, até o final desta semana o problema será consertado. E ollhe que as temperaturas no Rio de Janeiro estão, diariamente, beirando ou ultrapassando os 40 graus.

É urgente a melhora das condições gerais dos aeroportos, mas o governo federal tem a capacidade de anunciar este ano o que será licitado somente em agosto de 2013. Inacreditável.