Gestores e professores comunitários das 53 escolas que integram o programa Mais Educação, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), socializaram na quarta-feira (12) as ações desenvolvidas durante o ano. A oportunidade foi de avaliar as atividades e resultados, bem como passar orientações para o trabalho que será desenvolvido em 2013.
Durante a reunião, a coordenadora do programa em Maceió, Edileuza Maciel, fez uma retrospectiva, abordando diversos aspectos do Mais Educação. Ele ressaltou os encontros realizados mensalmente para destacar os pontos positivos e observar as dificuldades e obstáculos na realização das ações.
Edileuza avalia como positivo o desenvolvimento do programa no município, porque o número de alunos passou de 800, em 2008 – início do Mais Educação –, para oito mil neste ano. Ela ressalta, no entanto, que o crescimento não foi só em números. “Houve um grande aumento em quantidade de alunos integrados ao programa, isso é muito bom, mas o que temos que comemorar mesmo são os resultados positivos, principalmente no beneficio gerado ao aluno participante”, destaca.
A coordenadora listou os benefícios do Mais Educação na vida dos alunos: melhoria da autoestima, mais envolvimentos dos pais, alunos e funcionários com o universo da escola e, principalmente, o aumento significativo no Índice da Educação Básica (Ideb) nas escolas que integram o programa.
Para 2013, a coordenadora pede que os educadores sigam algumas orientações como apresentação do programa no início do ano letivo aos pais e comunidade escolar e frisa, ainda, a importância dele no projeto político-pedagógico da escola, bem como o diálogo do Mais Educação com os diversos saberes.
As escolas também apresentaram seus relatórios. Com isso, várias ações foram destacadas como é o caso da escola Manoel Pedro, que fez um trabalho diferenciado com os alunos do Mais Educação. Cerca de 80 alunos, divididos em quatro grupos, receberam aula de letramento, flauta e coral. Essas mesmas crianças também participaram do 'Projeto Horta: plantas medicinais', onde foram alfabetizadas em meio à questão ambiental.
A professora Maricleide de Souza Gomes, da Escola Manoel Pedro, disse que o Projeto Horta gerou conhecimento nos alunos, desde o plantio ao preparo dos alimentos e ainda contribuiu para a interação e integração do grupo, melhorando o comportamento dos alunos. “O foco foi a questão ambiental. O projeto motivou todos os alunos e contou com a participação da comunidade”, frisa ela.