O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as declarações de Marcos Valério em depoimento à Procuradoria-Geral da República, são absurdas, nesta terça, 11. Também afirmou que não comentaria por não ter tido acesso ao conteúdo do depoimento. Em nota, Lula afirmou se tratar de uma estratégia para diminuir as sentenças as quais foi condenado. "É mentira", responde Lula.
Valério afirmou que o Mensalão teria pago despesas de Lula. Além disso, o empresário revelou que Lula não só tinha conhecimento, como também autorizou empréstimos do banco BMG e Rural ao PT.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, defendeu, nesta terça, 11, que o Ministério Público mande apurar o suposto envolvimento de Lula no Mensalão. Mediante as declarações de Valério, divulgadas na edição de O Estado de São Paulo. "Eu creio que sim", respondeu Barbosa ao ser questionado se deveria haver uma investigação mais aprofundada.
Por seu lado, a oposição já se manifestou no sentido de que há fortes indícios para que haja uma investigação. Bem como que Marcos Valério seja ouvido no Congresso Nacional. Para o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, é preciso abrir inquérito no MP.
Enquanto o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, entende ser da máxima importância a presença de Valério em uma oitiva no Senado para prestar relevantes esclarecimentos. O senador Humberto Costa (PT-CE) afirmou que não recebeu recursos do "valerioduto". E se trata de notícia requentada, de 2005.