A direção do Instituto de Criminalística de Alagoas realizou na manhã de hoje, 04, a palestra “Uso da arma de fogo e a balística forense”. O evento foi uma consultoria de reciclagem dedicada aos peritos criminais do IC pela celebração do dia nacional da categoria comemorada na data de hoje.

A palestra foi conduzida pelo instrutor Jodson Edigton que é credenciado pelo Departamento da Polícia Federal e Confederação Brasileira de tiro. Com uma larga experiência que lhe garantiu ser seis vezes campeão brasileiro de tiro e nove vezes campeão sul-americano, Jodson abrangeu várias áreas sobre o uso de armamentos.

“Durante a palestra mostrei aos peritos o mecanismo de armas modelo tipo revólver e pistola. Os cuidados de manutenção, durabilidade, e o sistema de percussão das armas. Também trocamos experiências sobre os tipos de adulteração da numeração dos armamentos, e falamos de assuntos que são tratados diariamente na pericia de balística,” explicou o consultor.

Para José Veras, diretor do Instituto de Criminalística de Alagoas, a ideia da palestra no dia do perito criminal, surgiu como forma de incentivar o aumento da carga de treinamento dos profissionais que atuam no órgão.

“A palestra foi de extrema importância porque tratou da balística terminal, que se refere a saída do projétil do cano após o disparo, e as ações que ele provoca nos corpos das vitimas de violência. Isso auxiliará ao perito definir em alguns casos definir o tipo de munição e arma utilizada para cometer um crime”, concluiu o diretor.

Ainda segundo Veras, outros cursos nas mais diversas áreas estão sendo analisados para serem realizados ampliando ainda mais os conhecimentos dos peritos do IC. O diretor destacou os avanços conseguidos este ano pela classe, tanto na parte estrutural com aquisições de equipamentos, como também na realização de convênios e contratos para qualificação profissional e a realização de exames laboratórios.

Este ano em parceria com o governo federal por meio do Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança pública, o Instituto de Criminalística de Alagoas recebeu 01 cromatógrafo gasoso, e 01 gerador de luz forense de múltiplos espectros. Outra novidade foi a renovação da frota do órgão que irá receber até o final do mês três veículos adquiridos via licitação.