O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou, durante toda esta semana, a programação de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Com o objetivo de mobilizar a população, as ações vêm sendo desenvolvidas em áreas de grande movimentação, ampliando o poder de conscientização da campanha deste ano, que visa incentivar o combate ao estigma e à discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Com o tema “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá a uma unidade de saúde e faça o teste de Aids”, o Bloco I do PAM Salgadinho realizou, nesta sexta-feira (30), uma ação visando conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e a confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos.
O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Bloco I do PAM Salgadinho, Samuel Delane, vê essa ação de forma positiva, porque as pessoas vão poder realizar testes rápidos de diagnósticos para HIV, sífilis, hepatite B e C e HTLV. Os usuários também receberam aconselhamentos e preservativos masculinos e femininos.
Devido aos números crescentes de casos de Aids no Nordeste, Norte e Sul do país, o Ministério da Saúde (MS) aliou a estratégia da Campanha Nacional de Mobilização Fique Sabendo – que incentiva a realização do teste da Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame – ao Dia Mundial da Luta Contra Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.