Muito balanço, exercício físico e diversão. É assim, que o projeto Terceira Idade, desenvolvido por alunos e professores do novo IBESA, tem movimentado a vida de idosos e moradores do entorno da faculdade, no bairro da Serraria. O grupo que cresce a cada dia, tem aulas de ginásticas nas manhãs de terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas, de forma gratuita.
As aulas são uma verdade alegria e animação. Elas começam sempre com o aquecimento e, alongamentos. Os exercícios são moderados de acordo com o grupo envolvido. A atividade consegue levar mais saúde física e mental para a vida dos participantes.
Essas aulas foram à forma encontrada pela instituição para se aproximar de comunidade, promovendo o bem estar das pessoas e se integrando ao contexto social. “A maioria dos nossos alunos são aposentados e tem muito tempo ocioso. Com essas aulas eles conseguem interagir, fazendo amizades e ainda trabalhar a saúde. Alguns inclusive já conseguiram emagrecer”, contou a professora Sandra Regina.
Para a aposentada Terezinha de Araújo Silva, 67, que mora no bairro Antares, o projeto Terceira Idade, tem dado um “gosto” diferente para sua vida. “Moro só. Ficava muito tempo sem fazer nada. Então uma amiga me convidou e resolvi conhecer. No princípio ficava com um pouco de preguiça, mas depois da primeira aula não deixei mais de participar”, relata.
Outra aluna do projeto é a aposentada Maria do Amparo, 57, que garantiu que além de conseguir manter a saúde em dia, fazer novos amigos e sair pelas manhãs, tem ajudado a se libertar da solidão. “Quando o tempo vai passando e a gente se aposentada acabamos ficando só, e isso não pode acontecer. Esse projeto veio para renovar a minha vida e das minhas amigas. Gosto muito e indico a todos”, contou a senhora, que é moradora da Serraria.
O projeto é aberto ao público e faz parte das ações de extensão desenvolvidas pelo novo Ibesa. Qualquer pessoa pode participar de forma gratuita.