Profissional reconhecida e respeitada internacionalmente, Janaina Oliveira, a ReFem é Rapper, Cineasta e Ativista dos Movimentos de Mulheres e de Juventude Negra e será uma das atrações do Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò, que acontece na Casa de Festas Êxtase , dia 30 de novembro, a partir das 20 horas.
Em 2010, Janaina Oliveira, ganhou o 1º Prêmio Cultura Hip Hop e em 2006 em parceria com Christiane de Andrade (Queen), Janaina Oliveira, mais conhecida como ReFem lançou o documentário "Rap de Saia".
O documentário mostra a trajetória da mulher na busca de espaço e reconhecimento na cultura hip-hop. E ainda, os desafios e obstáculos para impor respeito, sem perder a feminilidade "antes as meninas vestiam-se como meninos, agora elas sobem ao palco de salto-alto, batom e muito brilho", destaca a diretora, Re. Fem. Questões como, rivalidade, mercado de trabalho, sexualidade e relação familiar, também são abordadas no curta-metragem. No ano de 2005, o filme percorreu todos os festivais de cinema do estado do Rio de Janeiro e, inclusive, participou da V Feira Preta Cultural , em São Paulo, conquistando críticos e público.
Re.Fem recebeu Menção Honrosa e Moção de Aplauso e Louvor pelo o seu trabalho na luta pela Igualdade Racial e de Gênero no Brasil, em 2010 seu trabalho de multiplicação do conhecimento, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura e referendado pelo o Movimento Hip Hop
Sobre o Baile.
O Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò é um espaço afirmativo que busca estabelecer uma série de diálogo com as histórias que fortaleçam meninas-mulheres habitantes das periferias da grande Maceió em suas pertencimento étnico, elevando a autoestima, ressignificando autoconceitos.
O Projeto Reedição do Baile Nacional de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Governo do Estado de Alagoas, , Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Gabinete Civil, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade e Inclusão/SECADI/MEC, SENAC/AL,SESC/AL, Promotora Cecília Carnaúba, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, empresária Patrícia Sampaio, Roseane Beltrão, Superintendente do Porto de Maceió, Rogério Teófilo, Secretário de estado de Articulação Política, dentre outros.
Serviço:
Projeto Reedição do Baile Nacional de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò
Dia: 30 de novembro
Horário: A partir das 20 horas
Entrada: Com convite
Local: Casa de Festas Êxtase- Rua: Estatístico Teixeira de Freitas,179
Bairro: Pinheiro, tendo como referência: esquina c/ Rua Belo Horizonte
Informações: (82) 8827-3656/3231-4201/8726-1559
.