O 20 de novembro foi um dia de festa para o povo negro. Festejar o grito da liberdade e uma consciência que vem sendo construída a duras penas. A consciência que, em alguns momentos, pontiaguda investiga desafios sociais, ocupando territórios do repensar espaços e ideologias.
Afinal, porque no mapa político do Brasil brasileiro a população negra ainda é detentora de direitos minoritários, mesmo sendo a maioria dessa mesma população ? Somos 50, 7%.
Afinal o que é essa consciência negra que não consegue abarcar a equidade humana entre os diferentes?
Para discutir a questão de uma forma ampla e participativa o Instituto Raízes de Áfricas convidou o professor Zezito Araújo, ex-secretário de Estado de Defesa e Proteção das Minorias, historiador e Coordenador do Curso de História do Centro Universitário CESMAC. A palestra acontece no XIII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Povo Negro e as Memórias Ancestrais”, às 14 horas do dia 29 de novembro.
O XIII Ígbà O Povo Negro e as Memórias Ancestrais” é pautado numa perspectiva participativa e privilegia espaços para conteúdo prático, informação útil, mas também reflexão sobre postura e comportamento, debates, trocas de experiências.
E em sua realização conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI)/MEC,SENAC/AL, Secretaria de Estado da Saúde, AL/SESC-Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas,Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado do Turismo.
Sobre o Instituto Raízes de Áfricas
O Instituto Raízes de África, organismo social de ativismo negro, sediado em Alagoas, tem mantido a constância da implementação de políticas de interesse da população negra em sua região e, mais recentemente, executando atividades educacionais, culturais e de saúde da população negra em outros estados, como o III Ciclo Nacional de Conversas Negras “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”, realizado de 22 a 24 de agosto, em Uberlândia, Minas Gerais e o lançamento da Cartilha Omirá dia 06/09, às 09hs, no Centro Cultural da Câmara ,em Salvador.
O Instituto conta com a colaboração de estudantes do Centro Universitário CESMAC, Isadora Aguiar do curso de História e Arleide Lima do curso de Pedagogia.
Serviço:
XIII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: O Povo Negro e as Memórias Ancestrais”
Dia: 29 de novembro
Horário: Das 08 às 17 horas
Local: Auditório Maron Emile Abi-abib, SESC- Poço
Maceió/AL
Inscrições: Gratuita/com direito a almoço no local
Certificação: 20 horas
e informações: (82) 8827-3656/3231-4201/8726-1559
Solicitação de inscrição: raizesdeafricas@gmail.com, bella.raizesdeafricas@hotmail.com