Quer um visual diferente para enfrentar a temporada de sol e mar? Mude as alças do biquíni. A técnica vai deixar seu modelito diferente de todos os outros e atrair olhares na areia. “Materiais simples e baratos dão um ar supermoderno à peça”, revela Camilla Capucci, professora de estilo, da escola Sigbol Fashion, em São Paulo.
Por isso, não jogue fora aquela sua roupa de banho antiga. Se você não usa mais alguma delas, melhor ainda. Dá pra colocar a criatividade à prova. “Podemos usar miçangas, colar de paetês, aplicar flores ou, ainda, acrescentar detalhes em crochê”, sugere a professora. Outros materiais que caem bem com a composição são o couro, os fuxicos, as pedras e as correntes e as pérolas.
O ideal é trabalhar a parte de cima, em especial as alças, mas vale também colocar um broche bonito na parte de baixo. Se você tiver paciência, borde desenhos na parte de cima.
Confira a seguir a customização especial que Camilla propõe para quem quer dar uma repaginada nas roupas de praia. Na aba de fotos, você vê alguns biquínis, mostrados nas passarelas, com detalhes bonitos para se inspirar.


Você vai precisar de:
. Um biquíni tomara-que-caia
. Dois fechos de metal
. Um fio de contas com cerca de 80 centímetros de comprimento*
. Alicate para bijuterias
* Se preferir, compre as contas separadamente e prenda-as uma ao lado da outra. Mas não faça uma volta inteira com elas — deixe as extremidades soltas.
Como fazer:
Tire a medida do centro do biquíni até a nuca, onde a alça ficará apoiada. Corte o colar, mas com uma certa folga. Deixe alguns centímetros sobrando nas pontas.
Para colocar os fechos, dê um nó nas últimas peças e encaixe-as na base de metal. Aperte com o alicate. Por fim, amarre o fio de contas na parte da frente do biquíni e una os fechos atrás do pescoço.
Dica: se ficar muito difícil para montar os fechos, amarre as extremidades na frente com um nó bem grande e chamativo. Deixe as pontas caídas para dar um charme.