O VII Congresso Nordestino de Produção Animal teve abertura solene realizada na noite desta segunda-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Com atividades programadas até quinta-feira (15), o congresso é o maior evento científico dentro da zootecnia.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal, Teodorico Araújo, destacou a importância dos agricultores familiares para o desenvolvimento da produção animal no Brasil e a contribuição do trabalho científico para o avanço do setor.

“A agricultura familiar é responsável por mais de 40% da produção agropecuária brasileira. A produção animal pelas mãos dos agropecuaristas contribui com grande parte do PIB brasileiro. O Brasil é um dos maiores exportadores de carnes de frango e bovina. Destaque também para a produção de leite, ovos, mel, pescado e couro. Não resta a menor dúvida de que, por trás de tudo isso, está a valiosa contribuição da pesquisa”, destacou Teodorico.

Também na noite de abertura, foram divulgados os melhores trabalhos inscritos para o congresso. Entre as 1.300 teses e dissertações avaliadas pela comissão julgadora, foi escolhida a tese “Alternativas de manejo do capim tifton 85 sob pastejo por cabras leiteiras em lotação rotativa”, do autor José Antonio Alves Cutrim Júnior. Também foi premiada a dissertação “Tabelas nordestinas de composição de alimentos e predição do consumo de matéria seca por ovinos da raça Santa Inês em confinamento”, do autor Pablo Almeida Sampaio Vieira.

Além da divulgação dos melhores trabalhos, a programação de abertura contou com show do cantor Eliezer Setton e do Grupo Trasart, balé folclórico de Alagoas que apresentou uma criativa montagem de diversos folguedos populares do Estado.

O VII Congresso Nordestino de Produção Animal é uma realização da Sociedade Nordestina de Produção Animal com o apoio do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo de Alagoas, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Fael), entre outros parceiros.