A bancada de Alagoas não vai marchar unida na sucessão da presidência da Câmara Federal que acontecerá em fevereiro. O socialista Carimbão já anda em plena campanha para eleger o mineiro Julio Delgado(PSB), inclusive promovendo jantar em sua casa.

O republicano Mauricio Quintella incorporou a candidatura do peemedebista Henrique Alves que também tem voto do Renan Filho. O PR de Quintella é o primeiro partido a manifestar formalmente o apoio a candidatura de Henrique Alves(PMDB) com 36 deputados.

Ainda não declarou voto o Arthur Lira(PP) e Rosinha da (PT do B). Já Célia Rocha(PTB), Joaquim Beltrão(PMDB) e Rui Palmeira(PSDB) assumem suas respectivas prefeituras em janeiro, Arapiraca, Coruripe e Maceió estarão assim fóra da eleição. Sendo substituidos por Francisco Tenório(PMN), Paulão do PT e Alexandre Tolêdo(PSDB).

Ninguém sabe ainda as tendências dos três novatos deputados que assumirão em janeiro. Apenas, Paulão do PT deve fechar com Henrique Alves, devido o acordo do PT em fazer o rodízio na sucessão de Marco Maia(PT).

Tolêdo ainda não se pronunciou se vai mesmo assumir a Câmara Federal. Se ele continuar na secretaria de saúde, o voto será de João Caldas que também ainda não declarou o voto, talvez devido essa indecisão do tucano que também pode virar socialista.

Recebi em minha casa líderes do PSC, PV, PSD, PTB e PDT, onde discutimos as pautas futuras da Câmara e a sucessão da presidência da Casa, disse entusiasmado o líder do PSB na Câmara, Carimbão que apoia Julio Delgado.

A reunião  na casa de Carimbão,contou com a presença dos líderes do PSD, Guilherme Campos; do PTB, Jovair Arantes; do PSC, André Moura, além do vice-líder do PDT, Wolney Queiroz, e do deputado do PV de São Paulo, Penna.

Para Carimbão, o encontro foi importante passo para iniciar o debate político que norteará as alianças a serem definidas após o processo eleitoral deste ano. Vinte e cinco deputados federais foram eleitos no pleito de 2012, seis destes do PSB, cenário que provocará mudanças nas bancadas de diversos partidos em 2013.

A eleição para a Mesa da Câmara será em fevereiro do próximo ano.

acesse>twitter>@Bsoutomaior