Um dia, ouvimos que o Brasil era autossuficiente em petróleo. Outro dia, também ouvimos que não teríamos mais apagão. Várias regiões do País tiveram problemas de abastecimento de combustível, em época de entressafra. Recentemente, tivemos "apagaços", contrariando o que "garantiu" o governo federal.
Só quase 80% do Brasil, podem passar o Natal e o fim de ano desabastecidos de combustíveis. As regiões que preocupam são Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste. No Sudeste, Minas Gerais e, no Sul, Rio Grande do Sul.
Os problemas detectados pelo Ministério de Energia vão desde o consumo recorde de gasolina de 30 bilhões de litros, neste ano. Além da falta de capacidade interna de produção (cadê a autossuficiência???) e, para variar, a eterna e abrangente precariedade na infraestrutura de armazenagem e distribuição.
Curiosamente, este último probleminha, a distribuição, é apontada como um dos calcanhares de Aquiles do setor de energia elétrica do País. A falta de manutenção, por mais que o governo federal negue, é sempre lembrada por especialistas.
Escolha as alternativas: desculpa para reajustar o preço dos combustíveis, que já está mais do que sinalizado pelo governo federal, no final de ano, ou mais um balão de ensaio para ver se cola.