Cecília Carnaúba, Promotora de Justiça da Fazenda Pública Estadual é Madrinha do Pérolas Negras.

03/11/2012 05:07 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò , iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, acontece no dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, sob o céu do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, Alagoas e tem como protagonistas meninas negras das comunidades empobrecidas, das áreas de risco da grande Maceió: Conjunto Carminha, Selma Bandeira ( bairro do Tabuleiro), Jacintinho, Vergel, Brejal, etc.
Outras meninas virão dos municípios onde existem quilombos em Alagoas: Arapiraca e Palmeira dos Índios já confirmaram presença. Uma ou duas adolescentes, ainda não confirmadas virão de outros estados da federação.
E, como é praxe cada adolescente terá uma madrinha ou padrinho que será responsável por sua produção do dia do Baile e quem sabe , a acompanhará nas muitas produções pela vida.
Convidamos Cecília Carnaúba, procuradora do Ministério Público Estadual de Alagoas para ser uma das madrinhas e o convite foi aceito de pronto.
Outras madrinhas e padrinhos foram convidados.
A idéia do primeiro baile, ocorrido faz 55 anos ,visando melhorar a autoestima das jovens negras que não podiam debutar em Campinas/SP, surgiu da ótica étnico-política de Laudelina Campos de Mello, que veio ao mundo, em 12 outubro de 1904, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Fruto da união de uma escrava doméstica e um lenhador, mesmo tendo nascido livre devido a Leia Áurea, os negros viviam a realidade cruel do apartheid.
Como parte da programação do Projeto Reedição do Baile Nacional de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò. teremos a realização, no dia 28 de novembro, do XIII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Povo Negro e as Memórias Ancestrais das Matriarcas Negras”. Com entrada franqueada ao público e certificação de 20 horas , o Seminário Afroa-Alagoano é lugar estratégico para a discussão de mecanismos que permitam a ruptura com um passado e um presente racista, valorizando o empoderamento das mulheres negras na multifacetada sociedade brasileira, a partir da perspectiva ancestral.
Com os temas: educação, saúde, gênero e raça, o Ígbá é o O Instituto Raízes de Áfricas já conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, SENAC/AL, Ministério de Educação/SECADI, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Saúde.
A entrada para o Baile será em forma de adesão com o valor de R$ 50.00 ( cinquenta reais) e as inscrições serão limitadíssimas Quer mais informações? (82)8827-3656/3231-4201
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..