O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), informou que o relatório de receitas – por meio do qual o Congresso reestima as receitas orçamentárias previstas pelo governo – deve ser votado até a próxima quarta-feira (31), um dia após audiência pública com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Pimenta deu essa informação em entrevista coletiva encerrada há pouco, na qual o relator de receitas, deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), entregou seu parecer.

Ao confirmar que aumentou em R$ 22 bilhões a estimativa de receita líquida da União para o Orçamento de 2013, Puty disse que fez "uma aposta no crescimento econômico e da massa salarial", entre outros fatores.

Puty manteve a previsão de crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano que vem, apesar das projeções que indicam, para este ano, um crescimento em torno de 2%. Ao comentar a expectativa de que haja elevação na massa salarial em 2013, ele argumentou que esse item registrou altas acima das esperadas nos últimos anos, e que isso deve ter impacto nas receitas da Previdência Social.

– Nosso mercado de trabalho tem sido pujante. E as receitas do INSS vem surpreendendo nos últimos anos - declarou ele.

Puty também prevê aumento nas receitas com concessões (como as relacionadas à exploração de petrõleo e gás e à telefonia móvel de tecnologia 4G.