A prefeita eleita de Arapiraca, deputada federal trabalhista Célia Rocha e o senador Fernando Collor(PTB), realizaram no final de semana - dois encontros com prefeitos, vereadores e lideranças do agreste e zona da mata, eleitos e não eleitos na sexta feira. Contou ainda com a participação do vice prefeito eleito, publicitário Yale Fernandes(PMDB).

No sábado, ela fez com as lideranças do sertão e baixo são francisco,prefeitos e vereadores não eleitos e eleitos, que ainda contou com as participação dos deputados estaduais João Beltrão(PRTB), JHC(PTN), Dudu Hollanda(PSD) e Ronaldo Medeiros(PT) para se articular uma chapa de apoio a sucessão da AMA e também um avant-premié do processo eleitoral de 2014.

Esse encontro da Célia também, serviu com o objetivo de fortalecer o Collor, estabelecendo  uma base forte para a reeleição de Collor a senador em 2014.

Célia confirmou que os projetos apresentados por ela na Câmara Federal para Arapiraca e também outras cidades, serão assumidos pelos senadores Fernando Collor(PTB) e Renan Calheiros(PMDB).

0 senador Collor, por sua vez, já começou a discutir com a prefeita trabalhista sobre os projetos que deverão receber emendas federais.

De acordo com Collor, após o “recesso branco” no Senado, por conta do segundo turno das eleições que acontece em vários Estados, os dois voltarão a conversar sobre os projetos que deverão ter prioridade.

Também, comentou a sucessão da AMA dando uma alfinetada, dizendo que como "fundador e seu primeiro presidente, a AMA não pode ser de meia dúzia". Nas entrelinhas, Collor deseja apoiar o candidato a sucessão de Palmery Neto, o prefeito reeleito por Jundiá, Marcelo Beltrão(PTB) lançado candidato pelo deputado tucano Joãozinho Pereira.

Cutucada em Rogério

Célia Rocha, na presença dos vereadores eleitos por Arapiraca,onde fez maioria com dez dos quinze eleitos, diz ter ideias claras sobre o trabalho que deve desenvolver nos próximos quatro anos, período no qual dará continuidade à gestão do atual prefeito, Luciano Barbosa (PMDB).

Preocupada com a Educação e a capacitação profissional dos munícipes, trabalhista Célia Rocha explicou que deve fortalecer o projeto de escolas em tempo integral. “Queremos reforçar a educação infantil, sobretudo com as ações da presidente Dilma Rousseff (PT), a exemplo do projeto Brasil Carinhoso, que dá assistência escolar às crianças já a partir do sexto mês de vida”, descreveu a prefeita.

“O que me preocupa muito é que, ao deixarem o ensino fundamental, os estudantes não tenham para onde ir. O ano letivo de 2012 ainda nem começou em muitas escolas estaduais, pela incompetência de um gestor( sem citar o nome do seu adversário na disputa a prefeitura de Arapiraca, ex-secretário de Educação, tucano Rogério Teofilo) que não soube pelo menos enxergar as carências de infraestrutura”, emendou Rocha, reforçando que a saída seria a municipalização das unidades de ensino administradas pelo Estado.

“Não queremos que os alunos de Arapiraca sejam prejudicados, como estão sendo todos os estudantes do Estado. Além disso, precisamos pensar também em capacitação e profissionalização. O governo paralisou as obras do Ifal [Instituto Federal de Alagoas] e até hoje os alunos estão lotados em escolas municipais. E nós não podemos deixar de prover esse espaço, porque não permitiremos que nossos jovens fiquem sem a devida capacitação, tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, analisou.

Célia Rocha discorreu ainda sobre instalação de uma faculdade de medicina na cidade, o que poderia contribuir à busca por melhorias nos hospitais da segunda maior cidade do estado. “Para que a faculdade seja implantada, vai ser preciso reestruturar os hospitais, criar as clínicas com as especialidades, tornar o campo apto para os estudantes. Acreditamos que a presidente Dilma vai nos ajudar nesse sentido”.