Após 55 anos,o Instituto Raízes de Áfricas reedita, em Alagoas, o Baile de Debutantes Negras-Pérolas Negras/ Ìrawò.

18/10/2012 04:51 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Em 1957, portanto há 55 anos, a  descendente de escravos, ativista social e trabalhadora doméstica, Laudelina de Campos Melo, buscando romper com as regras que alimentavam o critério da cor como prerrogativa  para a aceitação social, na cidade de Campinas  teve a iniciativa de idealizar  o primeiro Baile de Debutantes Negras, no Teatro Municipal de Campinas, São Paulo.
O Baile foi denominado de Baile Pérola Negra.
Laudelina nasceu em 12 de outubro de 1904, em Poços de Caldas, Minas Gerais e entrou para o movimento negro de Campinas, em 1955, participou ativamente de atividades culturais e sociais, especialmente do Teatro Experimental do Negro (TEN).
Movida pela crescente exclusão negra, do racismo que gera apartheid social e visando principalmente a construção do conhecimento identitário a partir da afirmação da auto-estima das adolescentes pensou, organizou e promoveu o Pérolas Negras.
Em 1957 as meninas negras foram apresentada à Sociedade Campinense. Tornaram-se visíveis
Na época de Laudelina de Campos só brancos entravam nos espaços sociais e o critério seletivo para a escolha das empregadas domésticas, era a cor: branca.

55 anos depois de volta ao começo.


Buscando estabelecer uma série de diálogo com as histórias que fortaleçam meninas-mulheres negras em suas auto-estimas e autoconceitos, o Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano reedita, dia 30 de novembro, o 2º Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò.
A ação conta ,já com a parceria da Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, Comando da Polícia Militar, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e SENAC/AL. Outras parcerias serão agregadas ao longo do processo.
Como critério de escolha as meninas deverão ser negras, de comunidades periféricas, com pertencimento étnico e ter completado 15 anos até o dia 29 de novembro.
A metodologia do Projeto 2º Baile de Debutantes Negras-Perolas Negras/ Ìrawò, do qual faz parte o XIII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Povo Negro e as Memórias Ancestrais das Yabàs” é pautada numa perspectiva participativa privilegiando espaços para conteúdo prático, informação útil, mas também reflexão sobre postura e comportamentos, debates, trocas de experiências.
O 2º Baile faz homenagem ao segundo ano de deposição das cinzas de Abdias Nasciemnto, na Serra da Barriga, Alagoas, ocorrido em 13 de novembro de 2011, sob a coordenação do Instituto Raízes de Áfricas.
Uma das atividades mais singulares da programação, além do Baile, será o banquete sagrado das yabás partilhado com as adolescentes, simbolizando um rito de passagem ancestral.
O 2º Baile será um encontro fechado e os convites ( pagos) serão limitados
Mais informações: (82) 8827-3656/3231-4201

*Ìrawò- significa estrelas em yourubá

  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..