MDS apresenta Brasil Sem Miséria em Roma

15/10/2012 07:49 - Saúde
Por Redação

A experiência brasileira na área de segurança alimentar e nutricional será apresentada entre os dias 15 a 20 de setembro, em Roma, durante a 39ª sessão do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês). A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, representa o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no encontro.

Na reunião deste ano serão debatidos a elaboração de um marco global de segurança alimentar e nutricional, a relação das mudanças climáticas com a segurança alimentar e a definição de novos indicadores de mensuração da fome. “Neste encontro, vamos apresentar a experiência brasileira, a política de segurança alimentar e nutricional, com as ações do Plano Brasil Sem Miséria”, destaca Maya.

No primeiro dia do encontro, serão discutidos os resultados do O estado da insegurança alimentar no mundo 2012 (SOFI, na sigla em inglês), relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na terça-feira (9). No documento, o órgão internacional reconhece que o Brasil reduziu a subnutrição em mais de 50% nos últim os 20 anos.

Em paralelo ao encontro do CFS, a secretária ainda participa, na sexta-feira (19), da mesa de discussão “O poder de transformação do direito à alimentação: países pioneiros nas estratégias de direito à alimentação na África e América Latina”.

Comitê – O CFS foi criado em 1974 para acompanhar as políticas de segurança alimentar implementadas pelo mundo. Suas reuniões ordinárias são anuais, sempre em outubro, no período em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16). Participam do Comitê todos os países da Organização das Nações Unidas (Onu), sejam integrantes ou não da FAO. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..