Trabalhadores da saúde realizam um ato público nesta sexta-feira, às 9 horas, em frente ao Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho, para cobrar urgência na construção do novo prédio da unidade e a manutenção integral do acordo firmado entre a Braskem e as entidades representativas, com aval da Justiça. A mobilização é organizada pelo Movimento Unificado dos Trabalhadores da Saúde.

O protesto ocorre em meio à apreensão das categorias após o governador sinalizar a intenção de alterar cláusulas do acordo já pactuado. Para os trabalhadores, qualquer mudança representa mais atraso em um processo que já se arrasta há quatro anos, período em que pacientes psiquiátricos seguem sendo diretamente prejudicados pela falta de uma estrutura adequada.

“Estamos apreensivos com essa proposta de alteração. Houve diversas reuniões, todas as partes tiveram tempo suficiente para opinar e cada termo foi cuidadosamente alinhado. O consenso é manter o acordo inalterado. Alterá-lo agora é uma insensatez”, afirmou a presidente do Sinmed, Sílvia Melo.

Segundo ela, além de comprometer ainda mais o cronograma da obra, a mudança pode gerar riscos quanto ao uso dos recursos e impactar negativamente a saúde mental da população alagoana. “É urgente transferir o atendimento para um local estruturado. Durante todos esses anos, os pacientes vêm sendo prejudicados pelo abandono do Estado”, reforçou.

Sílvia Melo destacou ainda que o Sinmed vem cobrando providências há muito tempo para o grave problema da assistência psiquiátrica em Alagoas, sem respostas efetivas. “A abertura do novo hospital pode marcar o início de uma nova era na assistência psiquiátrica. Estamos dispostos a lutar por vagas efetivas, melhores condições de trabalho e um acolhimento digno aos pacientes, mas é fundamental que o novo prédio seja entregue o quanto antes”, disse.

O ato público já conta com a adesão de trabalhadores da previdência, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e médicos. O convite, segundo a organização, está aberto a todos os profissionais da saúde e à sociedade em geral.

*Com assessoria