MCCE promete mobilização contra aumento de número de vereadores

15/10/2012 18:05 - Blog do Vilar
Por Redação

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promete - segundo a sua coordenação geral - uma mobilização para a manhã da terça-feira, dia 16, na porta da Câmara Municipal de Maceió.

O objetivo é protestar quanto a um possível aumento de cadeiras no “parlamento-mirim”. Como se sabe, diante da OMISSÃO dos nossos bravos edis em relação ao assunto, a questão se judicalizou.

Como os vereadores não votaram em plenário (sim, a decisão caberia a eles!), o presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes (PRB) se pronunciou de forma monocrática pelos 21.

Os corajosos edis (mobilizando agremiações, céus e terras) - com o ímpeto de quem age pela própria consciência sem pensar na opinião pública em ano eleitoral - fizeram do “além-muros” da nau do parlamemto-mirim, o campo de batalha e buscam as cadeiras a mais na Justiça.

A decisão deve sair em breve. Mas, antes de restar a opção de só chorar pelo leite derramado - caso a decisão seja pelo aumento do número de vereadores (o que ainda não se sabe, pois é com a Justiça) - o MCCE quer convocar a população para este ato nesta terça-feira (que virou o principal dia das atividades legislativas, já que na terça há sessão, na quarta talvez e na quinta “xiiiiiiiiiiiiiiii”....)

Bem, qual a efetividade do protesto do MCCE? Difícil avaliar, pois a decisão agora - e a Justiça tem que agir assim - se pauta por questões legais. Constitucionalmente é legal o aumento. Resta saber - com base no que foi posto por Novaes, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - se há condições da Câmara arcar com o aumento ou não. É o que deve pesar!

Uma coisa é certa: quanto a necessidade, se é para fazer o mais do mesmo que se faz agora, Maceió não precisa de novos vereadores. Isto é fato e não há argumento de maior representatividade que mude isto. É confundir quantitativo com qualitativo. Agora, vale lembrar mais uma vez: é constitucional. Pena que temos um parlamento-mirim tão corajoso em ano eleitoral, né?!  

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..