O deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (09.10.112) para falar da crise que passam as empresas do grupo João Lyra, demonstrando preocupação com o desemprego de milhares de famílias alagoanas que tiram seu sustento da Usina Guaxuma.
Segundo o parlamentar, a dificuldade financeira pela qual o grupo está passando tem levado inúmeras famílias ao desespero, porque elas não têm a certeza de que irão receber o salário e já sofrem diante da perda de postos de trabalho, em consequência da mecanização.
“O empresário João Lyra, através da força de suas empresas, já demonstrou em outras ocasiões ter condições de superar crises e torço para que isso mais uma vez ocorra. Pessoalmente e já nesta quarta-feira, vou solicitar das secretarias de Assistência Social e do Trabalho do governo do Estado que, de imediato, façam uma análise dos impactos socioeconômicos dessa crise que se instala em Alagoas, devido ao momento pelo qual passa essa importante empresa”, ressaltou o deputado.
Joãozinho Pereira disse ainda que sua preocupação tem vários motivos, a exemplo do constante fechamento da BR 101, como ocorreu nesta terça-feira pelos funcionários e familiares da usina Guaxuma; bem como o constante aumento do número de pessoas procurando as secretarias de Assistência Social das cidades da região em busca de apoio e atrás de alimentos. Ele citou ainda o aumento da violência e da insegurança na região e, principalmente, pela sua preocupação com o futuro dessas famílias prejudicadas.
“Hoje mesmo conversei com o governador Teotonio Vilela que se mostrou sensível à causa e deu total apoio a minha solicitação. Sei que vou contar com o apoio de vários deputados e irei até a bancada federal para apressarmos as medidas de apoio aos trabalhadores da atividade sucroalcooleira, que terão seus empregos substituídos pela mecanização. Temos que prepará-los para esse novo tempo. Tenho demonstrado essa preocupação desde o início de meu mandato, quando iniciamos nesta casa a discussão e a elaboração do projeto Amigo Trabalhador, que visa o apoio aos safristas em época de entressafra, assim como do preparo desses trabalhadores para o novo tempo da mecanização”, afirmou.
O parlamentar reforçou a necessidade de avanços do estado de Alagoas no combate à violência, citando ainda que emprego e renda sempre garantidos aos alagoanos são fortes aliados na estabilidade familiar. “Somos por natureza um povo trabalhador e de paz. Queremos que o desenvolvimento em curso continue a acontecer, que novos empreendimentos sejam conquistados, a exemplo do estaleiro Eisa, hotéis e novas indústrias, mas precisamos acompanhar e apoiar os que já estão instalados em nosso Estado, para evitarmos crises e o desemprego”, finalizou o deputado.