O superintendente da Criança e do Adolescente, Claudio Soriano, participa nesta quarta-feira (10) da mesa redonda sobre o filme “Criança, a Alma do Negócio”, a ser exibido a partir das 10h no Sesc da Rua Barão de Alagoas, Centro. A iniciativa faz parte da programação especial para o Dia da Criança promovida pelo Procon sob o tema Preocupação com o consumismo infantil.

A mesa redonda contará ainda com a presença do superintendente do Procon-AL, Rodrigo Cunha, do advogado do Instituto Alana, Pedro Hartung, e da professora de publicidade da Faculdade Maurício de Nassau, Luciana Bezerra. A jornalista Michele Garziera será a mediadora.

O filme é um documentário elaborado pelo Instituto Alana (organização da sociedade civil sem fins lucrativos) e para participar da sessão, o consumidor deverá efetuar a inscrição através do site www.procon.al.gov.br.

Para Claudio Soriano, que é médico pediatra, o tema vem a calhar porque as empresas de marketing têm investido no público infantil, produzindo campanhas publicitárias estimulando o consumismo desenfreado. “Eles visam o chamado público de hoje e de amanhã. Nas campanhas fica subliminar o objetivo de convencer a criança a consumir determinada coisa supérflua. E alguns pais, os que podem, ficam reféns do consumismo infantil”, assinalou.

O superintendente aconselha que os pais estejam sempre presentes na vida de seus filhos. Nesse sentido, Claudio Soriano cita o artigo 227 da Constituição Federal: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.