Forças Armadas vão atuar com 3 mil homens para segurança de eleições

30/09/2012 17:59 - Brasil/Mundo
Por Redação

As Forças Armadas vão atuar com três mil homens, a partir desta segunda-feira (1º), para garantir a segurança nas eleições. A informação foi dada pelo presidente do TRE-RJ, que esteve reunido, na tarde deste domingo (30), com representantes de órgãos de segurança do Rio e das Forças Armadas.

Dois mil homens do Exército vão patrulhar comunidades da Zona Oeste e mil militares da Marinha estarão no Conjunto de Favelas da Maré, subúrbio do Rio.

Em outros sete municípios do estado - São Gonçalo, Cabo Frio, Itaboraí, Campos, Magé, Rio das Ostras e Macaé - as tropas atuarão apenas no domingo das eleições. A decisão do envio das tropas foi tomada na quinta-feira (27), em Brasília, e foi aceita nesta sexta-feira. Segundo o presidente do TRE-RJ, o acordo para atuação das tropas federais foi fechado, no fim da tarde desta sexta-feira, com o general Antonio Miotto, do Comando Militar do Leste (CML).

Na sexta-feira (28) Mais cedo, o presidente do TRE havia informado que já estava se programando para contar com a polícia do Rio para realizar o trabalho nos dias anteriores ao da eleição. Ele não concordou com a proposta de deixar as Forças Armadas nas comunidades apenas entre 8h e 18h. "Isso pode criar um clima de instabilidade", comentou. "O Rio é uma caixa de ressonância. Temos grandes eventos programados. Temos que fazer a melhor eleição do Brasil", acrescentou.

A solicitação foi feita no dia 24 de julho para que as tropas pudessem atuar no período de campanha, mas o TSE ainda está em negociações com o Ministério da Defesa.

O horário de atuação das forças federais na capital do Rio de Janeiro integrou o conjunto de medidas aprovadas em sessão do TSE nesta quinta-feira (27). De acordo com o plano do TSE e do Ministério da Defesa, a presença das tropas das 8h às 18h visaria a garantir a normalidade do andamento das campanhas eleitorais e não se estenderia a ações de pacificação.

Na mesma sessão, o TSE também aprovou o envio das Forças Armadas aos municípios de Magé, São Gonçalo, Itaboraí, Rio das Ostras, Cabo Frio, Campos e Macaé, mas somente no dia 7 de outubro, data das eleições.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..