Prazo para segunda via do título eleitoral termina e 3.657 eleitores continuam impedidos de votar

25/09/2012 11:56 - Brasília em foco
Por Redação

Nesta quinta, 27, precisamente, a dez dias das eleições, termina o prazo para o eleitor que tenha perdido o título eleitoral solicite a segunda via do documento. O eleitor é obrigado pela lei eleitoral a entrar com pedido de segunda via do título somente na cidade onde vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais é possível pedir o documento em qualquer cartório. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale lembrar que cerca de 3.657 eleitores da 54ª Zona de Maceió (1.503 eleitores), a 4ª Zona de Anadia (142), a 27ª Zona de Mata Grande (681) e da 55ª Zona, que engloba Arapiraca, Feira Grande e Lagoa da Canoa (1.331) tiveram seus títulos suspensos. No caso da 55ª, os eleitores prejudicados foram os que fizeram o recadastramento biométrico nos dias 8 e 9 de maio, dois últimos dias do prazo legal.

Os eleitores souberam que um problema no sistema de informática apagou os registros de seus dados no processo de cadastramento da biometria. Eles receberam um documento, nos seus respectivos cartórios eleitorais, para garantir que estão quites com a Justiça Eleitoral. Mas, ficarão sem poder exercer o direito de participar do pleito.

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação).

Mas o título de eleitor é importante para que o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral. Além disso, o eleitor, que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência, necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa.

As eleições municipais acontecem no próximo dia 7 de outubro, quando 138.544.348 eleitores escolherão novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades brasileiras. Há 140.646.446 eleitores aptos a votar. No entanto, não há eleições municipais no Distrito Federal (1.847.896 eleitores) e nem em Fernando de Noronha (1.859 votantes). Além desses eleitores, também não votam 252.343 brasileiros cadastrados para votar no exterior, pois esses só vão às urnas para escolher o presidente da República.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..