Promover debates e reunir esforços para elaborar um plano pluriestatal de superação da pobreza na região do Mercosul (Mercado Comum do Sul). Este é o objetivo do Seminário Regional: Avanços e Desafios das Políticas Sociais de Combate à Extrema Pobreza, que começou nesta segunda-feira (24), em Brasília, e segue até terça-feira (25). Além dos representantes dos integrantes do Mercosul, os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) também estão no evento.

 

O secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, participou da abertura. Para ele, o seminário é uma oportunidade de trocar experiências bem-sucedidas. “O seminário traz os subsídios sobre os avanços das políticas sociais ao longo dos últimos anos na América Sul, pois os desafios, em geral, são comuns, do ponto de vista da capacitação, da articulação horizontal entre ministérios e vertical entre entes federados e no desafio da participação social.”

 

Durante a abertura do evento, também foi lançada a edição do Plano Estratégico de Ação Social do Mercosul, em português e em guarani. Segundo o diretor do Instituto Social do Mercosul, Christian Mirza, a publicação traz compromissos políticos que os países da região firmaram e que têm se transformado em base para intervenções concretas nas políticas sociais.

Na quarta-feira (26), a Unasul promove a II Reunião do Grupo de Trabalho Técnico de Instrumentos de Cooperação do Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social, com coordenação do MDS. No encontro, será discutida a cooperação regional para implementação e financiamento das políticas sociais e a apresentação do Sistema Matriz de Cooperação, que oferece demandas e melhores práticas para cooperação entre os países.

 

Reuniões técnicas com representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela serão realizadas na quinta (27) e sexta-feira (28), com a finalidade de elaborar um projeto regional de superação da extrema pobreza e de organizar o Prêmio Boas Práticas em Políticas Sociais no Mercosul.