Iniciativa inédita, Cartilha Omirá é apresentada durante Fórum de Judicialização da Saúde, do Tribunal de Justiça,AL.

25/09/2012 20:48 - Raízes da África
Por Arisia Barros


A Cartilha Omirá Omirá. Ciclos de Vida. A Saúde Afro-Brasileira: Da Gestação à Infância foi apresentada, nesta segunda-feira, 24 de setembro, aos representantes do Fórum de Judicialização da Saúde reunidos na Secretaria de Saúde de Maceió.
O Fórum de Judicialização da Saúde é uma iniciativa do Poder Judiciário Brasileiro, com o objetivo de apresentar a visão do Judiciário sobre questões que envolvem o Direito da Saúde, e, é formado por gestores da Saúde e representantes do Tribunal de Justiça.
A participação da coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, se deu a partir do convite da vereadora Heloisa Helena que representa a Câmara dos Vereadores de Maceió, no citado fórum.
Em sua fala a vereadora solicitou ao Desembargador- Corregedor-Geral de Justiça, James Magalhães, espaços para o debate sobre a Saúde da População Negra. Solicitação plenamente concedida.
Na ocasião, o Dr. Antônio de Pádua, Superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Suraud) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ressaltou a necessidade de serem desenvolvidas políticas públicas relacionadas à saúde da população negra, citando casos de pacientes com anemia falciforme.
Um dos assuntos discutidos na reunião foram os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população e a reabertura dos 69 leitos da Maternidade Nossa Senhora da Guia.
Ainda durante a reunião foram estabelecidas datas para a realização de atividades de Seminários, nos meses de outubro, novembro e dezembro. A Saúde da População Negra será discutida nos mês de dezembro.
A Cartilha Omirá é idealização do Projeto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano, surgiu de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saude, AL órgão promotor e garantidor da saúde no estado de Alagoas.
Seu objetivo é a produção de conhecimentos, a democratização da informação à população, como promover a saúde integral da população segundo os critérios da universalidade, integralidade e equidade e dar atenção aos aspectos diferenciais da população brasileira.
A Omirá foi lançada no dia 31 de agosto, em Sessão Pública na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas e dia 06 de setembro, no Centro Cultural da Câmera de Vereadores de Maceió, com o apoio do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..