O Ministério da Saúde publicou portarias que habilitam e qualificam Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24h) no país. Essas unidades compõem a rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando a atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Com este novo modelo, o Ministério da Saúde está ampliando o acesso da população brasileira aos serviços de urgência e emergência na rede pública, garantindo atendimento rápido e adequado aos pacientes.
SAÚDE TODA HORA
O Ministério da Saúde habilitou, ainda, duas UPAs porte I, sendo uma localizada em Sapiranga (RS) e outra em Moreno (PE). As portarias nº 2.097 e nº 2.098 foram publicadas na última quinta-feira (20). As unidades porte I recebem o custeio anual de R$ 2,1 milhões (quando não qualificada), atendem até 150 pacientes dias e possui até oito leitos.
O município de Olímpia (SP) teve uma unidade qualificada e receberá mais R$ 1,2 milhão de custeio anual referente à UPA porte I (portaria nº 2.099). Para qualificar uma UPA, o gestor local deve atender a uma série de requisitos descritos na portaria nº 2821/2011; dentre eles, a comprovação da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e o desenvolvimento de atividades de educação permanente.









