O campeonato de futebol mais disputado do mundo será marcado, neste final de semana, por uma causa especial. Em todos os jogos da 26ª rodada do Brasileirão, jogadores, técnicos e dirigentes dos 18 clubes patrocinados pela Brahma – maior investidora e incentivadora do futebol brasileiro – levarão aos gramados um recado importante ao torcedor. As equipes transmitirão a mensagem ao entrar em campo com uma faixa: “Menor de idade e álcool é bola fora”.
A Ambev, mais uma vez, demonstra seu engajamento social no país. Nesta sexta-feira, a companhia promove o Dia de Responsa, quando mobiliza funcionários e parceiros em prol do consumo responsável de bebidas alcoólicas. No mundo, 116 mil pessoas em 23 países foram envolvidas na ação. No Brasil, conta com a participação de 32 mil colaboradores da Ambev, além de donos e funcionários de pontos de vendas, e autoridades governamentais.
A campanha ganhará ainda mais força com o engajamento dos clubes para ajudar a levar as mensagens de uso consciente à população. Para o presidente do atual líder do campeonato, o Fluminense, a campanha é muito importante, pois conscientiza a população. “Como pai de duas crianças, sei o risco que o menor toma quando consome álcool e esse tipo de ação sempre ajuda a evitar acidentes”, disse Peter Siemsen.
Já no Atlético-MG, principal rival do clube carioca na disputa pelo título, a revelação do campeonato com a bola nos pés, o jovem meia Bernard, de 20 anos, fez questão de ressaltar a campanha. “Nós que somos jovens e pessoas públicas temos obrigação de mostrar a todos o perigo do consumo de bebidas alcoólicas por menores. Quantas vidas já foram destruídas por causa desta mistura? Que nossa participação sirva de exemplo para a juventude e aos donos de estabelecimentos. Cabe a cada um fazer a sua parte”, afirmou.
Ação conjunta
O Dia de Responsa é realizado na véspera dos jogos por uma rota aos bares, restaurantes e supermercados com o objetivo de difundir a mensagem de consumo responsável juntos aos donos dos estabelecimentos. Agora, o objetivo é expandir a mensagem nos estádios e aos torcedores.
“A cerveja faz parte da cultura do brasileiro. Ela é feita para celebrar e comemorar. Jamais para ser consumida por menores de idade ou em excesso ou associada à direção. A nós só interessa o consumo responsável de nossos produtos. Por isso, somos tão atuantes no que diz respeito a esse tema e para aumentar o alcance de nossas iniciativas buscamos sempre trabalhar em rede, por meio de parcerias com governo, organizações não governamentais, pesquisadores, bares, rede de supermercados, entre outros”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.
Atual campeão da Libertadores e que buscará com o Corinthians o Mundial de Clubes da Fifa no Japão, o técnico Tite também mandou seu recado. “Na responsabilidade de quem não vende bebida alcoólica para menores e na consciência destes de não beber, decisões inteligentes e certeza de uma sociedade melhor. Comemore a vida todos os dias”, ressaltou.
O adversário do treinador corintiano em campo será o Botafogo, domingo, no Engenhão, no Rio. Antes da partida, no entanto, as duas equipes estarão unidas para alertar os jovens e pais. “Bebida alcoólica e menor não combinam. Consumo responsável combina com tudo”, ressaltou o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção.
Corrida em campo
A Ambev doou nesta sexta-feira dois mil bafômetros às autoridades do Governo do Paraná, em Curitiba, e de Pernambuco, em Recife. Até hoje, a companhia já entregou 90 mil aparelhos em todo o território nacional.
Para um dos líderes do Sport, o volante Tobi, bebida e direção não combinam. “Quando tenho folga e vou a restaurantes com familiares ou amigos, sempre me coloco à disposição e volto dirigindo. Para os que bebem, o consumo deve ser responsável, já envolve vidas. O povo brasileiro está cada vez mais consciente. E passar esta mensagem neste final de semana aqui na Ilha do Retiro será uma maneira para alertar sobre a importância desta ação”, disse o jogador, que enfrentará o Coritiba, domingo, no Recife.
Seu maior rival, o Náutico, abre a rodada no sábado ao encarar o líder Fluminense em Volta Redonda, no Rio. O técnico do Timbu ressaltou a importância da atitude dos envolvidos do futebol em transmitirem o alerta. “Cabe a cada um de nós fazer nossa parte nesta questão tão preocupante e cada vez mais presente em nossas vidas. Apoio totalmente esta campanha. Nós, que somos pais de família, precisamos de toda ajuda para que todos os envolvidos se conscientizem que temos um grande desafio para resolver”, finalizou o comandante Alexandre Gallo.
Nesta rodada da Série A, entrarão com a faixa os seguintes times: Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Figueirense, São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Bahia, Náutico e Sport.
Sobre a Brahma Futebol









