O vice-governador, democrata, José Thomaz Nonô participou da cerimônia de abertura do XIII Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, nesta quarta-feira (19), no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC) e segue até esta sexta-feira (21).

O Congresso ocorre anualmente e é uma referência para o setor de transportes de todo o País. Durante o evento haverá palestras e painel com o objetivo de discutir temas que aprimoram a área de logística, tecnologia, serviço e infraestrutura, para aumentar a produtividade das empresas do setor.

O vice-governador José Thomaz Nonô ressaltou a importância da infraestrutura para o crescimento e a competitividade do setor de transporte no país. “A atividade de transporte é fulcral para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Não adianta produzirmos riquezas, se não temos boas condições para transportá-las”, disse. Na ocasião, o vice-governador destacou a parceria do Estado com uma concessionária privada, para investimentos na construção de ferrovias.

O presidente da ABTC e da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson, enfatizou que Alagoas possui uma trajetória de crescimento econômico e desenvolvimento social. “Transportar as riquezas deste país não é fácil. Temos problemas de infraestrutura e burocracia. Os transportadores devem estar capacitados para enfrentar os desafios, pois são parte fundamental para o enriquecimento e prosperidade deste país.

O vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Meton Soares Júnior, pontuou o congresso como fundamental para os transportadores brasileiros. “Nesta reunião podemos trocar experiências e renovar conhecimentos. A construção de uma infraestrutura adequada resulta em menos custos para as empresas e mais investimentos em logística.

Os empresários avaliaram como positivas as novas medidas anunciadas pelo governo federal, como política de desoneração da folha de pagamento das empresas de transportes, redução da jornada de trabalho, de concessões para rodovias e ferrovias, e a expectativa para o pacote que será anunciado sobre portos e aeroportos.

Também compuseram a mesa de honra o ex-ministro da infraestrutura Ozires Silva; o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação da Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Batista da Costa; o coordenador-geral de Mercado Doméstico na Secretaria de Comércio e Serviços do

Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Douglas Finardi; o presidente da Seção Cargas da CNT Flávio Benatti; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas, Logística e Distribuidora de Mercadorias e Produtos em Alagoas, Luciano Farias; e o presidente da Seção Transporte Aquaviário, Glen Gordon.

acesse>twitter>@Bsoutomaior