A reunião ordinária de acompanhamento e monitoramento das ações do Alagoas Tem Pressa desta segunda-feira (17), contou com a apresentação das ações referentes à Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz): o fortalecimento das entidades acolhedoras e o apoio às comunidades terapêuticas na recuperação de dependentes químicos. A apresentação foi conduzida pelo secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico.

Jardel também expôs que a meta de acolhimentos estipulada para o ano de 2012 no programa Acolhe Alagoas, que era de 2000 atendimentos, foi alcançada e ultrapassada no mês de agosto, com 2114 atendimentos. Esta meta foi, então, repactuada para 3000 atendimentos até o final do ano.

“Antes da Sepaz, Alagoas estava concentrada no tratamento da doença dependência química em hospitais psiquiátricos e dois CAPSad [Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas], atendendo uma média de 35 pessoas por período. Já existiam no estados algumas iniciativas de comunidades para acolhimento, que faziam uma outra abordagem para a recuperação. Após análises, percebemos que poderíamos aumentar a capacidade de atendimento aos dependentes químicos com uma rede de acolhimento”.

Jardel explicou que o acolhimento não é o “objetivo fim” do dependente em recuperação, mas um ambiente de início, onde ele pode afastar-se do ambiente de tráfico e consumo para ser conscientizado da sua importância, além de aproximar-se dos demais serviços do Estado – Saúde, Educação, Trabalho e Qualificação, Direitos Humanos e Cidadania, entre outros.

O secretário ainda acrescentou, ao final de sua fala, que a partir da experiência de Alagoas com comunidades acolhedoras e participação no plano nacional de combate às drogas “Crack, é possível vencer”, a presidente Dilma Rousseff mostrou interesse de investir no modelo de acolhimento, repassando verbas federais do plano para auxiliar no custeio das comunidades. A secretária Nacional de Política sobe Drogas, Paulina Duarte, repassou ao secretário alagoano Jardel Aderico durante o II Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, em Porto Alegre, que haverá ainda este ano a abertura de edital para comunidades acolhedoras.

O governador Teotonio Vilela mostrou-se satisfeito com as ações apresentadas por Jardel e fez uma menção especial a outro programa da Sepaz, os Anjos da Paz. “Em minhas visitas às bases comunitárias, eu tenho ouvido falar muito bem dos Anjos da Paz, cujo apoio tem ajudado bastante no próprio trabalho dos policiais militares como na integração com a comunidade”, disse.

Teotonio Vilela também destacou que o pioneirismo da Sepaz na adoção da cultura de paz como política pública rendeu ao Governo de Alagoas a abertura do III Festival Mundial da Paz, realizado duas semanas atrás em São Paulo, e o convite para que Alagoas sedie a próxima edição, em setembro de 2013.