Juazeiro do Norte (CE) é considerado um dos principais roteiros religiosos do Brasil graças à devoção a Padre Cícero e o estado de Alagoas é um dos mais que manda romeiros na época da festa de Nossa Senhora das Dores.
Na cidade nordestina de Juazeiro do Norte, o movimento é grande nos dias 24 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte do religioso. O mês de setembro também atrai um grande número de romeiros, quando acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores.
E é de Alagoas que vai mais romeiros, por exemplo a cidade de Murici se encontra com uma delegação de mais de 1 mil romeiros, segundo pode constatar o radialista França Moura, que há uma semana se encontra fazendo cobertura diretamente de lá, para o seu programa Cidadania na rádio Jovem Pan.
O prefeito de Murici, Remi Calheiros(PMDB) há cerca de 20 anos leva vários romeiros de Murici e este ano, foram 17 onibus e vinte veiculos. Remi como faz todos os anos, levou sua mãe, dona Ivanilda Vasconcelos Calheiros para rezar em Juazeiro do Norte, onde foi em companhia da filha Rachel e nora, Vilma esposa do compositor Robson Calheiros.
Segundo Remi é uma tradição sua, ir ao Juazeiro para agradecer ao Padre Cicero Romão Batista. Antes mesmo de se tornar politico, Remi fazia essa viagem passando uma semana no Juazeiro com um grupo de amigos, entre eles, o vereador Anizão(PMN) que leva toda a sua familia.
Segundo França Moura, é nessa época que romeiros de toda parte de Alagoas vai para a Festa de Nossa Senhora das Dores. Ele constatou que outra grande delegação de romeiro vem de Marechal Deodoro, que enviou este ano, cerca de 20 ônibus.
acesse>twitter@Bsoutomaior