Em breve, a região do Litoral Norte contará com uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). A Prefeitura já iniciou a construção do prédio que abrigará o serviço, localizado ao lado da Fundação Educacional Costa dos Corais (Fundec), em Maragogi. O investimento aproximado de R$ 1 milhão, com recurso federal através de uma parceria com o Ministério da Saúde e a contrapartida da Prefeitura Municipal de Maragogi.
Em geral, as UPA´s possuem estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. Elas inovam ao oferecer estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação para atendimentos em até 24 horas.
O projeto da UPA-Maragogi prevê atendimentos especializados, com profissionais qualificados e com o conceito de atendimento integral aos usuários do SUS, uma das diretrizes traçadas pela Política Nacional de Atenção às Urgências é a descentralização do atendimento de urgências de baixa e média complexidade, diminuindo a sobrecarga dos hospitais da região.
A Prefeitura de Maragogi já realizou a terraplenagem do local e cercou a área com tapumes. Agora, operários trabalham para iniciar o trabalho de fundação. De acordo com o secretário de Obras que está acompanhando a construção, Luserman Sales, a previsão é de que a UPA-Maragogi seja concluída até o final deste ano, num período de 90 dias. O empreendimento terá uma média de 800 m² de área construída.
Atualmente, os moradores contam vários postos de saúde com PSF e uma maternidade com Pronto Socorro que funciona 24h, mas ainda não consegue atender a demanda geral de cidades e povoados próximos. Com a UPA, a população poderá contar com serviços emergenciais de saúde 24 horas por dia aumentando e melhorando ainda mais o atendimento.