A Escola Estadual Álvaro Paes, do município de Coité do Nóia, conquistou a maior nota em Alagoas do indicador que mede a qualidade do ensino no país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. A nota da escola, 5,3, foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa era a meta estimada para a Escola Alvaro Paes alcançar em 2019.
Em 2009, a nota obtida pela mesma escola no Ideb foi de 4,6, meta que era projetada para o ano de 2015.
Atualmente, a escola da rede estadual atende a 545 alunos, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Em cada turno há uma turma do 9º ano do ensino fundamental e três turmas do 1º ao 3º do ensino médio.
Para a diretora Maria Audineide Pessoa Gomes, o resultado obtido pela Escola Álvaro Paes é fruto da dedicação, do compromisso e do empenho dos professores, pais e funcionários com o ensino e o aprendizado dos alunos. “Devemos ressaltar, sobretudo, a participação das famílias nas discussões do conteúdo aplicado pela escola, o que contribui de forma decisiva para o bom desempenho dos alunos”, disse a diretora.
Audineide acrescenta que outros fatores preponderantes para a conquista alcançada pela escola no Ideb 2011 são a dedicação dos alunos com o conteúdo pedagógico aplicado e a frequência durante todo o ano letivo. “Convocamos os pais para informar os projetos que vão ser trabalhados durante o ano e pedimos que eles também exijam dos alunos o cumprimento das atividades escolares”, afirma a diretora.
A sintonia entre a escola e as famílias, como atesta a diretora Audineide, tem favorecido o bom desempenho dos alunos e a convivência respeitosa entre a comunidade escolar. “Prezamos muito pelo respeito e pela disciplina, e por isso a convivência é amistosa entre alunos, professores e funcionários”, atesta a diretora.
Para o professor de História Telmo Bastos, a boa nota do Ideb alcançada pela escola é o resultado do compromisso do corpo docente, do conteúdo pedagógico aplicado, da boa freqüência e da dedicação dos alunos. “É uma vitória coletiva da comunidade escolar”.
Cledson Simplício, aluno do terceiro ano do ensino médio, também comemora o bom resultado do Ideb alcançado pela Escola Estadual Álvaro Paes Ele destaca que o incentivo e a dedicação dos professores fazem com que os alunos tenham um melhor desempenho em sala de aula.
Entre os projetos desenvolvidos pela direção e coordenação pedagógica da escola durante o ano letivo, como forma de integração da comunidade escolar, destacam-se: as discussões sobre “bullying”, onde é enfocado o respeito mútuo entre os alunos; “Cultura Nordestina”, abordagem do resgate das manifestações culturais da região; “Ético Racial”, discussão da cultura afro em várias temáticas; “Meio Ambiente”, com abordagem dos recursos naturais e resíduos, além de material reciclável.
Todos os projetos são desenvolvidos por alunos do terceiro ano do ensino médio, com apoio de professores e da família, e repassados para as demais turmas da Escola Estadual Álvaro Paes.