Governo publica folha salarial do Poder Executivo em portal

31/08/2012 14:32 - Política
Por Redação
Image

O Governo do Estado de Alagoas publica nesta sexta-feira (31), no Portal da Transparência Ruth Cardoso, os salários dos servidores ativos – efetivos e comissionados – da administração direta do Poder Executivo Estadual e dos órgãos da administração indireta cuja folha salarial seja administrada pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp). O AL Previdência também divulga a folha de pagamento dos servidores inativos.


As empresas da administração indireta que processam a própria folha salarial – Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Gás de Alagoas S.A. (Algás), Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), Defensoria Pública e Cepal – Imprensa Oficial Graciliano Ramos – divulgarão as informações nos próprios portais.

A divulgação dos salários do Poder Executivo estadual foi determinada pelo governador Teotonio Vilela Filho e a organização dos dados foi feita em conjunto pela Segesp e a Controladoria Geral do Estado (CGE). A medida cumpre determinação da Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, e reafirma o compromisso do Governo do Estado de Alagoas com a transparência nos atos públicos.

Para o governador, a transparência dos atos governamentais fortalece a administração pública. "É dever do Estado tornar transparente todo e qualquer ato de governo. O nosso compromisso é com a lisura e a responsabilidade públicas. No nosso primeiro mandato, implantamos o Portal da Transparência Ruth Cardoso e trouxemos para esse portal informações de todos os poderes, permitindo que a sociedade possa fiscalizar as receitas e despesas do poder público em geral, por acreditarmos que essa deve ser a postura de quem administra recursos públicos", afirma o governador Teotonio Vilela.

Serão publicados todos os dados que compõem os vencimentos dos servidores estaduais – renda bruta, gratificações, adicionais, descontos legais (contribuição previdenciária e imposto de renda), Teto Redutor – valor excedente ao teto constitucional – e salário líquido. Não serão publicadas informações consideradas privativas do servidor, como pagamento de pensão alimentícia, parcelamento de empréstimos e consignação.

A consulta à folha salarial do Poder Executivo Estadual poderá ser feita através do endereço eletrônico http://www.transparencia.al.gov.br/. Os dados foram disponibilizados em configuração padrão que inclui todos os órgãos e podem ser consultados pelo nome do servidor, pelo cargo ou pelo órgão a que esteja vinculado. Além da informação salarial, disponível em PDF e Excel, a página dispõe de duas Notas Técnicas – uma sobre os servidores ativos e outra sobre os servidores inativos – que explicam todos os aspectos contidos em cada coluna de informação, incluindo pagamento de remuneração proporcional e outros aspectos considerados de natureza excepcional.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..