O vice-presidente executivo da divisão de Biomateriais da Stora Enso, Juan Carlos Bueno Estrada, confirmou, ontem, os planos da companhia de iniciar as operações da fábrica de celulose que está em construção no Uruguai ainda na primeira metade de 2013.
'Em Montes del Plata, temos 65% das obras já executadas', afirmou Estrada, durante apresentação em conferência da indústria de papel e celulose promovida pela consultoria Risi, em São Paulo. De acordo com o executivo, a capacidade de produção da unidade será de 1,3 milhão de toneladas por ano.
A fábrica está sendo construída pela companhia sueco-finlandesa em parceria com a chilena Arauco, com investimento total de US$ 2 bilhões.
Em paralelo ao projeto no Uruguai, a Stora Enso está construindo uma fábrica integrada no sul da China, focada na produção de celulose de eucalipto e de papelão. Uma parte da matéria-prima, contou Estrada, será vendida no mercado internacional. Lá, os investimentos chegam a US$ 2,5 bilhões, e o início de operação está previsto para o quarto trimestre de 2014.
'Estamos apostando também nas biorrefinarias, que têm por objetivo e missão aproveitar ainda mais os recursos naturais que possuímos', disse.
No segundo trimestre, as vendas globais da Stora Enso totalizaram 2,72 bilhões de euros, com queda de 3,4% na comparação com o registrado em igual intervalo de 2011.