Os fumantes que passaram pelo Centro de Maceió tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (28). Montado no Calçadão do Comércio, um estande da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ofereceu serviços e orientou a população sobre os malefícios do cigarro. O evento aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Fumo (29 de agosto).
Na oportunidade, foram realizados exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, aplicação de testes para medir o grau de dependência da nicotina e distribuição de material educativo. As atividades contaram com a participação de 60 estudantes da Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a ação teve como finalidade não só sensibilizar a sociedade, mas também identificar, por amostragem, o número de usuários do tabaco na capital alagoana. “Estamos aplicando uma pesquisa para identificar essa estatística e aprimorar as políticas públicas na área”, expôs.
O estudo abordou questões como os motivos que levaram ao uso do cigarro, tentativas de parar de fumar, convivência com fumantes e conhecimento quanto aos males causados pelo produto, que possui mais de 4.700 substâncias tóxicas. Os participantes receberam ainda uma avaliação estabelecendo data e ritmo para o abandono do vício.
Fumante há mais de cinco décadas, o aposentado Amaro Roberto da Silva, de 69 anos, ressaltou a importância da conscientização. “Tenho muita vontade de deixar de fumar de vez. Tenho medo de ter alguma doença em decorrência disso, já que dois amigos meus morreram de câncer de garganta. Espero que essas informações que recebi me ajudem a alcançar meu objetivo”, disse.
A opinião foi compartilhada pela empregada doméstica Maria Aparecida Francelino, de 55 anos. “Fumo desde jovem. Passo três dias com uma carteira de cigarros, mas sei que, mesmo assim, isso faz mal para a minha saúde. Tudo que mais quero agora é abandonar esse vício e, por isso, fiz todos esses testes e estabeleci as metas para largar o cigarro”, afirmou.
Servidores
Nesta quarta-feira (29), as atividades serão destinadas aos servidores da Sesau. A ação, voltada para o tema “Ambiente de Trabalho Livre do Fumo”, acontece no pátio do prédio-sede do órgão, com abordagem aos funcionários visando à sensibilização dos fumantes. Na ocasião, participantes do grupo de apoio criado pela secretaria darão seus depoimentos sobre o serviço.
Os eventos fazem parte da campanha do Ministério da Saúde, dividida em três datas: o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o Dia Nacional de Combate a Fumo (29 de agosto) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). Além dos atos públicos, a campanha conta ainda com distribuição de material educativo para os municípios alagoanos.