Mais de 600 pessoas já foram afetadas pelas chuvas em Santa Leopoldina, na região Central Serrana do estado. Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, o alerta sobre o alto risco de deslizamento de terra segue valendo para os municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, na mesma região. Chove bastante nesses locais desde a última semana e a previsão é de que o tempo continue dessa maneira.
De acordo com Defesa Civil estadual, a cidade de Santa Leopoldina corre o risco de inundação, devido ao nível alto do rio Santa Maria da Vitória. Todo o sistema de Defesa Civil do estado está em alerta para reduzir as consequências nas áreas já mapeadas, detectar o surgimento de áreas de risco e dar o suporte necessário à população.
De acordo com o órgão, o Plano Estadual de Contingência para Desastres também está ativo e de sobreaviso para qualquer eventualidade, como o monitoramento de alertas meteorológicos.
Santa Leopoldina
No caso de Santa Leopoldina, 600 pessoas já foram afetadas pelas chuvas, sendo cinco desalojadas e quatro edificações danificadas. Além disso, o sistema de transporte público também foi afetado. A Defesa Civil municipal está com maior atenção voltada para o Centro da cidade, onde há casas muito próximas às margens do rio Santa Maria da Vitória, possibilitando o risco de inundações pelo alto nível da água.
Em casos de perigo, o cidadão pode acessar todos os contatos das Defesas Civis municipais através da internet. O telefone da estadual é (27) 3137-4441 ou (27) 3137-4440. A solicitação de atendimento também pode ser feita diretamente através do Ciodes, pelo número 193.