Mulher é acusada de racismo por gritar com uma gari negra que usava o mesmo banheiro que ela.

15/08/2012 15:39 - Raízes da África
Por Arisia Barros

E dizem que o Brasil não é um país racista e que os casos de racismo que acontecem são exceções. Só que as exceções estão se tornando regra. Até quando?

Aposentada é acusada de injúria racial contra gari negra no Lago Sul

Uma mulher é acusada de racismo por gritar com uma gari negra que usava o mesmo banheiro que ela em um supermercado no Lago Sul, região administrativa do DF. A vítima, Francisca Genival, relata que uma aposentada de 60 anos não teria gostado de ela ter usado o banheiro.
— Ela veio me xingar, dizer que eu era uma imunda e por isso que eu estava trabalhando na rua, que meu nível era esse mesmo e que eu não passava de um lixo.
A Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros foram chamados para ajudar na confusão já que a aposentada se trancou no banheiro após perceber a quantidade de militares que acompanhavam o caso. Para ela sair, foram horas de negociação.
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Ivan Souza, ela disse que apenas estava corrigindo umas meninas que teriam feito sujeira no banheiro. Já o sargento da Polícia Militar, Pedro Oliveira, disse que a mulher fez um escândalo.
— Ela disse que não gosta e não quer ver polícia.

Outros casos

No mês passado, um homem foi condenado pelo TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) a pagar indenização de R$ 15 mil por crime de racismo por ter ofendido uma mulher negra. A ofensa aconteceu dentro de um ônibus, quando o condenado cuspiu no rosto da mulher e a chamou de “negrinha safada”. Testemunhas confirmaram a agressão.
Em maio, o médico Heverton Octacílio de Campos Menezes, 62 anos, foi indiciado por racismo pela Polícia Civil por ter agredido uma bilheteira de cinema em um shopping. Ele já tinha outras passagens pelo mesmo crime. De 1994 a 2009 foram registradas nove ocorrências contra Menezes.


Do R7, com TV Record Brasília | 14/08/2012 às 16h05
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..