Secretaria de Educação promove vacinação contra tétano e hepatite B para servidores

14/08/2012 23:50 - Saúde
Por Redação

Servidores da administração central da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) poderão se vacinar contra tétano e hepatite B gratuitamente na próxima quarta-feira (15). O serviço será ofertado no prédio sede da secretaria, no Centro, das 8h às 12h, na sala 4, próximo à recepção.

Serão disponibilizadas vacinas para quem ainda não tem imunização contra as doenças e também para quem já tomou uma ou duas das três doses das substâncias. Os funcionários deverão apresentar o cartão de vacinação para constatação das vacinas.

Segundo o chefe da Unidade de Atenção à Saúde Laboral do Servidor, do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da SEE, Júlio César Nascimento, a ação é resultado de uma parceria da Educação com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Esse é um trabalho em conjunto que preza por medidas preventivas para a saúde dos servidores. Outras ações são desenvolvidas frequentemente na secretaria, como a medição da pressão arterial, glicose e massa corpórea. Nosso objetivo é continuar com a parceria técnica municipal da Saúde e oferecer outros serviços em breve”, afirmou Júlio César.

Mais informações através do telefone 3315 -1253.

Doenças

O tétano é uma doença infecciosa contraída pela introdução da bactéria Clostridium tetani através de lesões, cortes ou feridas na pele. Apesar de não ser contagiosa, o tétano é uma doença grave e compromete todos os músculos do corpo humano, inclusive os respiratórios. Espasmos e contração muscular são os principais sintomas da doença.

Já a hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que ataca as células do fígado. A pessoa infectada pode desenvolver diversas formas da enfermidade, como a hepatite aguda, crônica ou fulminante. O vírus pode ser transmitido por feridas na pele, relações sexuais, uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e através da gravidez, da mãe para o feto.

A pessoa infectada pelo VHB apresenta sintomas visíveis tais como vômito, mal estar, febre, fraqueza, náuseas, perda de apetite, urina escura, fezes clara, dores abdominais e cor amarelada na pele.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..