A principal função dos bonés é proteger a cabeça e o rosto do sol forte. A peça é sem dúvidas queridinha do público masculino, mas aos poucos está conquistando o feminino também. Há quem diga que "mulher de boné parece frentista" e também têm aquelas que defendem que a peça pode ser responsável por acabar com o look.

Mas de acordo com a opinião da personal stylist Daniela Amado, até ser um “hit da estação”, as mulheres usavam bonés na praia, campo e para praticar esportes, apenas como um acessório para proteção. "Mas agora o boné tem outra função, chamar atenção para o rosto e roupa de quem usa", destacou.

Algumas famosas e fashionistas estão apostando no boné combinado com peças mais finas e até salto alto. "Esta mistura de elementos é justamente para o look não parecer tão esportivo, com cara de 'mano'", acrescentou.

A principal dica para quem quer usar a peça é escolher modelos mais modernos, com aplicações ou bordados e até mesmo de tecidos diferenciados, como couro, e que não sejam de uma marca esportiva. "Escolha peças mais arrumadas, com um material mais refinado. Além disso, evite bonés de times, com propagandas de empresas ou grifes como Nike, Billabong etc".

A personal stylist aconselha que a mulher selecione um modelo que ela se sinta confortável, combine com seu estilo e biotipo. "Ai não vai parecer que ela está escondendo uma espinha na testa", brincou. Antes de comprar o primeiro modelo, opte por uma cor neutra, que permitirá que seja usado com o resto do guarda-roupa. "O boné ter a cor semelhante à cor do cabelo também é uma boa estratégia", destacou.

O tamanho do rosto também influencia no tamanho da peça e nas cores. "Se o rosto é muito pequeno, é melhor não optar por bonés muito grandes ou chamativos. E o contrário também é válido, se a escala corporal ou se o rosto é grande, não use bonés muito pequenos", detalhou. Além disso, nunca deixe a aba ultrapassar a linha das sobrancelhas, use sempre a aba para frente e tente evitar aquelas mais retas.

Na loja, é importante que a mulher experimente diferentes modelos e se olhe em um espelho de corpo inteiro para se certificar de que o boné está na proporção da estrutura, altura e silhueta.

Apesar de "estar na moda", é preciso ter estilo e confiança para usá-lo. "A mulher tem que ter certeza de que o modelo selecionado tem tudo a ver com o estilo pessoal dela. Se existe essa confiança, ele pode ser usado em várias ocasiões", destacou Daniela, acrescentando que, de qualquer maneira, ele dá um toque esportivo à roupa. "Não tem como fugir disso", finalizou.