O candidato a prefeito de Maceió, Sergio Cabral (PPL), fechou a série de entrevistas promovida pelo Sistema Fecomércio Alagoas na manhã desta quinta-feira. Com o auditório parcialmente lotado, o candidato mostrou suas propostas, histórico de trabalho e criticou a falta de infraestrutura da cidade.

Para o candidato, é de se estranhar uma orla tão bonita como a de Maceió não obter investimentos necessários para a promoção turística. “Ninguém que passou por aqui teve a coragem de dizer que a cidade sofre com problemas crônicos há décadas. Um plano diretor bem elaborado pode ser a saída. No entanto, nada vai adiantar se não tivermos uma economia purgante que nos possibilite emprego e renda”, colocou.

Com relação a programas sociais, que tenham como objetivo a recuperação de drogados, Cabral disse que um conjunto de ações sociais pode resolver a temática. “Medidas paliativas não são mais o caminho. A segurança pública não pode ser pontual. Tem que ser muito maior, através do acompanhamento dos drogados e outros. Não podemos deixar que os adolescentes continuem sendo assassinados em cada canto da cidade. Esse conceito precisa mudar urgentemente”, frisou.

Cultura, turismo, esporte e lazer foram apontados pelo candidato como ‘o conjunto de ações’ que poderiam fortalecer o potencial econômico da cidade. “Tomaram um banho no Salgadinho, fizeram diversas promessas, mas de fato nada foi feito. Os grandes eventos são importantes e é preciso mudanças profundas. Por exemplo, ainda temos línguas negras na orla. Isso é inaceitável. Os turistas precisam ser bem recebidos e, no mínimo, encontrar uma cidade bem estruturada”, explicou.

Sobre saneamento básico, Cabral lembrou que Alagoas é um estado historicamente pobre, no entanto, a mudança desse cenário deve acontecer em parceria com o governo federal e até com a iniciativa privada. “Um cidadão que não tem saneamento básico tende a adoecer. A cidade de Maceió está em estado de degradação. É importante traçarmos um plano diretor coeso que resolva pontualmente todos esses problemas. Vamos repensar o futuro para todos. Não apenas para os moradores da orla. Não podemos esquecer os moradores das grotas. Todos devem ter acesso a essa cidade mais igual. Mentem aqueles que apontam para a solução de tudo por meio de um passe de mágica. São diversos problemas”, ressaltou.

O tema segurança pública também foi comentado pelo candidato. “Nós precisamos mudar o conceito de educação. O ensino integral é uma excelente solução. Após a vitória, vamos começar a desenvolver esse conceito. Combater e monitorar a violência podem ser uma saída, mas sem educação não há mudança. A guarda municipal precisa, a princípio, ser readequada. Só arma-lá não é o caminho”, apontou.

Por fim, Cabral garantiu que saúde e educação serão prioridades em sua gestão. “Planejar bastante para que a gente comece a integrar as escolas será uma de nossas ações. Com estudo de caso, vamos aumentar o número de postos de saúde. Nada mágico como prometido por outros candidatos”, pontuou.