O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta segunda-feira (6), o conjunto habitacional José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes. O governador acompanhou as obras e verificou a qualidade do empreendimento que soma 1.923 unidades. O conjunto será inaugurado uma etapa em agosto com a entrega de 862 unidades, a segunda etapa em setembro e a etapa final em outubro.

 

Durante a visita, Teotonio Vilela disse que o principal objetivo do Governo do Estado é reduzir o déficit habitacional na capital e no interior. Segundo o chefe do Executivo, em Alagoas são 50 mil casas que foram entregues ou estão em construção. “Já existe outro projeto que está em fase de negociação para construir, somente em Maceió, 15 mil casas”, destacou o governador. “É algo que nunca foi feito nesse Estado; vamos derrubar esse indicador, estamos focados nisso. Ainda existem muitas famílias em Alagoas que não tem onde morar. No interior já atendemos metade dos municípios, mas nossa meta é atender a todos”, acrescentou.

 

Para o governador, a infraestrutura do Conjunto é fundamental para atender as famílias e evitar o deslocamento. “O Conjunto fica distante por isso é essencial que o básico eles tenham aqui mesmo; todos os projetos habitacionais são bem elaborados, sempre visando a qualidade de vida na comunidade”, assegurou. O projeto da obra inclui esgotamento sanitário, escola e posto de saúde.

 

Teotonio também ressaltou que as obras espalhadas pelo Estado também geram emprego e renda para trabalhadores como pedreiro, marceneiro, mestre de obras, eletricistas, entre outros. “A gente beneficia as famílias que vão morar e ao mesmo tempo o pai de família que está aqui trabalhando; dar emprego também é uma das nossas vertentes para proporcionar mais dignidade ao cidadão alagoano”, reforçou o governador.


Minha Casa, Minha Vida - O secretário de Estado da Infraestrutura Marco Fireman explicou que parte das casas será destinada a moradores de áreas de risco de Maceió e as demais serão financiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, com prestações educativas, dentro das regras do programa. “Nossa meta é atender todas as 15 mil pessoas que se inscreveram no programa em 2009”, disse Fireman.

Além das casas, o Governo do Estado também garantiu a construção de um posto de saúde e uma escola dentro do residencial. “Estamos trabalhando para reduzir o déficit habitacional em Alagoas, mas garantindo qualidade de vida aos moradores”, ressaltou o secretário. O residencial será entregue em três etapas, sendo a primeira prevista para o final do mês agosto. Entre os imóveis, 3% foram construídos em área maior e são adaptados para deficientes físicos.

Cada unidade habitacional possui sala, cozinha, banheiro, dois quartos e uma área de serviço, totalizando cerca de 41m² de área construída. O conjunto residencial conta também com completa infraestrutura interna e externa, incluindo sistema de abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário e áreas de lazer.