Coordenadora dos empréstimos realizados pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) esteve presente na reunião entre o governador Teotonio Vilela Filho e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na última quarta-feira (01). O encontro teve como objetivo acordar os próximos passos da negociação do Programa de Consolidação Fiscal para o Desenvolvimento do Estado de Alagoas, que será financiado com recursos oriundos do Banco.
Na reunião com a especialista em Gestão Fiscal do BID, Fátima Cartaxo, e o representante em exercício do BID, Juan Carlos de La Hoz, o governador entregou uma matriz de políticas com as propostas para o Programa, que contempla quatro componentes. Entre eles, Estabilidade Macroeconômica; Fortalecimento do Planejamento e Gestão de Políticas Públicas; Gestão Fiscal e Gestão de Investimentos para o Desenvolvimento Econômico e Social.
Segundo a assessora especial da Seplande, Márcia Camêllo, o engajamento do Governo nas negociações tem sido essencial para o enquadramento do Estado nos requisitos estabelecidos pelo BID. “Esse programa vai resultar na sustentabilidade de Gestão para os próximos governos através do fortalecimento do processo do planejamento do Estado, o que requer um esforço maior por parte do executivo. Contudo, é nítido o comprometimento das secretarias e dos órgãos envolvidos para que o resultado esperado seja positivo”, ressalta.
Para dar celeridade às negociações, foi solicitada uma missão do banco em Alagoas ainda para o mês de agosto corrente. Durante a visita dos técnicos serão discutidas as políticas para o fortalecimento do Estado, além do auxílio na elaboração de uma carta-consulta.