Na próxima quinta-feira, dia 9, um programa inovador que gera ganho para as indústrias e para o meio ambiente começa a tomar forma em Alagoas. É o Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI), que terá o primeiro workshop realizado em Maceió, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, sob o tema “Conectando Empresas. Criando Oportunidades”.

O programa possui uma metodologia inovadora que conecta empresas com o objetivo de promover o intercâmbio de recursos entre elas. Alguns benefícios da simbiose são a redução de custos com transporte, destinação de resíduos e aquisição de matéria-prima. Além disso, o intercâmbio diminui a ociosidade de mão de obra, equipamentos e instalações – que também podem ser negociados.

“A reutilização e a troca de recursos que são subutilizados ou até mesmo descartados por algumas empresas e que poderiam ser úteis para outras unidades produtivas, proporciona ganhos financeiros e reduz os impactos ambientais”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade.

A iniciativa tem o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e do Sebrae. O segundo workshop será realizado em Arapiraca, no dia 1 de outubro.