Teve início no último dia 28 de julho e termina hoje (02), o prazo para a entrega da primeira prestação de contas parcial das eleições municipais de 2012. Candidatos, comitês financeiros e partidos políticos são obrigados a prestar contas parciais e finais, mesmo que seus pedidos de registros tenham sido indeferidos.

Todo o processo pode ser feito na internet, através do site da Justiça Eleitoral (www.tre-al.jus.br) e será processado pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Em Maceió, a 3ª Zona Eleitoral ficou responsável pelas prestações de contas nas próximas eleições. A prestação de contas parcial tem apenas caráter informativo, pois o magistrado eleitoral só recepciona e divulga os dados, não os julga. O processo de análise das prestações de contas só será concluído em novembro, com o término das eleições.

De acordo com a legislação eleitoral, em seus relatórios parciais, os candidatos e partidos políticos deverão discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que já tiverem efetuado.

A segunda prestação parcial de contas deverá ser entregue entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro.