Os alunos deficientes que estejam matriculados em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual contarão com todos os recursos necessários para participar dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que são ofertados por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A secretaria e instituições parceiras (Senai, Senac, Senar, Ufal e Ifal) ofertam vagas em cursos do programa. As inscrições estão abertas nas escolas da rede pública estadual que têm turmas de Ensino Médio.
As instituições ofertantes dos cursos do Pronatec farão todas as adequações para garantir a aprendizagem a estudantes deficientes, disponibilizando o material ou a tecnologia necessária para atender aos estudantes de acordo com as necessidades de cada um.
“Qualquer aluno regularmente matriculado na rede pública estadual que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio pode se inscrever nos cursos do Pronatec. Os alunos com deficiência são um público prioritário para a SEE e não devem perder a oportunidade de se capacitar”, avalia o diretor de Educação Profissional da SEE, José Barboza.
A gerente de Educação Especial da SEE, Aline Damasceno, diz que a presença de alunos deficientes nos cursos do Pronatec traz benefícios a todos os envolvidos. “O mercado, além de promover a inclusão social dessas pessoas, também vai receber profissionais qualificados para suprir suas demandas”, destaca.
A aula inaugural do Pronatec será realizada no dia 20 de agosto, às 10h, no Centro de Convenções de Maceió.